Laranjeiras - Professora Gracieli Schroeder Castilho é selecionada entre 5 mil para participar do Congresso Nacional de Educação
Em sua 6ª edição, o Congresso Nacional de Educação (Conedu) terá como tema “Avaliação: processos e políticas”. O evento, que está sendo realizado desde quinta-feira, e terminará nesta sexta dia 25, em Fortaleza/CE, tratará sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pelo nível básico, superior até a pós-graduação.
O objetivo do encontro é oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção dev conhecimentos e demandas formativas e avaliativas; apresentar a produção do conhecimento por meio de discussões dos grupos de trabalho; contemplar os participantes com discussões sobre avaliação no contexto atual da educação, envolvendo profissionais de diferentes setores de atuação; promover a integração entre educação, culturas, sujeitos e práticas.
A professora Gracieli Cristiani Schroeder Castilho, de 41 anos, que atua a 21 anos como docente, e já passou por todas as modalidades de ensino, foi selecionada entre 5000 inscritos, para apresentar o seu trabalho “A importância do lúcido no desenvolvimento crianças autistas inclusas na Educação Infantil”. “Participar do Conedu foi uma surpresa muito grande, e representar Laranjeiras do Sul é uma alegria, quero mostrar que nós temos trabalhos educacionais muito bons, e professores que buscam melhorar a sua prática em sala de aula”, afirma.
Seu trabalho
Segundo ela, esse trabalho nasceu quando ainda desempenhava a função de Coordenação de Educação Especial, na qual ficou dois anos. “Foi ali que busquei capacitação para desempenhar bem as funções, com os professores e alunos especiais, acompanhar, orientar. Como a demanda dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista cresceu significativamente na Educação Infantil de Laranjeiras, resolvi me capacitar”, explica.
Foi nesse momento que resolveu escrever o seu trabalho, e participar do congresso, e ainda no ano passado, submeteu sua inscrição. “As expectativas estão no alto em estar aqui, estou muito nervosa, mas quero ver o meu trabalho sendo valorizado”, completa.
Seus Cargos
Gracieli é professora do município de Laranjeiras do Sul desde 2000, concursada. Já desempenhou as funções de professora de Educação infantil, Educação Ensino fundamental I, foi diretora de Cultura em 2005, coordenadora de Educação Especial, diretora geral do Caic em 2015, professora por PSS desde 2008 na rede Estadual em Laranjeiras do Sul na disciplina História, e Pedagogia.
Formação
Completou o curso de Magistério, Pedagogia (Unicentro), História (Unicentro), Pós-Graduação em Gestão Pública (Unicentro), Gestão Escolar (IESDE), Educação Especial e Políticas Públicas (Monte Castelo), Psicopedagogia Clínica Institucional (Faculdades Uniminas), participou de bancas Examinadoras Julgadoras na Faculdade Guairaça Guarapuava.
Atualmente trabalha no Colégio Vila Industrial Ensino Fundamental II, Colégio Floriano Peixoto Fundamental II e Médio Noturno, e 2° ano do ensino básico na escola municipal vereador Antônio Ribeiro, em Laranjeiras
do Sul. (Com Jornal Correio do Povo do PR)