Laranjeiras - Prefeitura lança programa de tecnologia concebido para qualificar e empregar jovens na área mais promissora do mercado profissional
Com o objetivo de abrir as portas do mercado de trabalho na área mais promissora da atualidade – a da tecnologia – a Prefeitura de Laranjeiras do Sul está lançando um programa municipal denominado de “Laranjeiras Tecnológica”. Trata-se de um projeto engajador de qualificação e empregabilidade para jovens e adultos formatado em parceria com a Viasoft, uma empresa sediada em Pato Branco e que é referência em tecnologia no estado do Paraná. Na prática, serão abertas 60 vagas para pessoas com 16 anos ou mais residentes em Laranjeiras que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio ou superior. Os cursos de capacitação serão custeados pelo município, e os beneficiados receberão bolsa de R$ 800 mensais.
Em sua primeira etapa, o treinamento terá 90 dias de duração. Aqueles alunos – em número ilimitado – que demonstrarem aptidão técnica serão efetivados no quadro da empresa. Ou seja, já estarão inseridos no mercado de trabalho. Por outro lado, os que não alcançarem tal intento receberão certificação – uma espécie de carta de recomendação profissional. As inscrições serão inteiramente grátis e poderão ser feitas no site da prefeitura entre os dias 8 e 18 de setembro. O processo de seleção dos inscritos começa em 21 de setembro. Dia 5 de outubro, ocorrerá a divulgação dos classificados. O curso terá início no dia seguinte – 6 de outubro.
A seleção será realizada pela própria empresa. Para tanto, a família do concorrente deverá residir em Laranjeiras do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 26, durante reunião que contou com a presença do prefeito Berto Silva; do vice-prefeito, Valdemir Scarpari; do CEO da Viasoft, Itamir Viola, e da psicóloga Flávia de Sá, diretora de pessoas e performance da empresa.
A Viasoft é uma empresa fornecedora de soluções em software de gestão completas e orientadas às melhores práticas de gestão empresarial. Com mais de 30 anos de mercado, atualmente conta com cerca de 400 colaboradores diretos. Em 2020, foi reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar, recebendo certificação GPTW (Great Place to Work).