Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde firma parceria para realização de coleta de sangue

Laranjeiras - Secretaria de Saúde firma parceria para realização de coleta de sangue

O Secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, esteve recentemente em Guarapuava, no Hemocentro.

 

Com os diretores, Scarpari definiu possíveis datas para realização de coleta de sangue em Laranjeiras do Sul ainda neste ano. “Duas vezes por mês, a prefeitura oferece ônibus para levar os doadores até Guarapuava. Definimos agora que o Hemocentro vai vim até Laranjeiras do Sul, nos meses de julho e dezembro e a previsão é que sejam colhidos 100 bolsas em cada campanha. Já firmamos uma parceria com o Clube de Autos Antigos, que vai atrás de novos doadores”, disse o secretário Scarpari.

 

De acordo com o Secretário de Saúde, essa é uma iniciativa importantíssima e que ajuda efetivamente a salvar vidas. “Uma única doação é capaz de ajudar pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. O procedimento de doação é muito simples, rápido e não oferece riscos aos doadores”, afirmou Scarpari. A campanha, a princípio, vai acontecer na Unidade de Saúde do Bairro Água Verde.

 

DOAÇÃO

O procedimento da doação é seguro, com o acompanhamento de profissionais qualificados, e dura aproximadamente 40 minutos. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Quem fizer três doações em um período de 12 meses pode solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue.

 

QUEM PODE DOAR

Qualquer homem e mulher de 16 a 69 anos, desde que:

– Menores de 18 anos com a autorização de um responsável

– Esteja em boas condições de saúde

– Pese no mínimo 50kg

– Esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)

– Apresente documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

 

 

 

Por assessoria

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia