Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Mais de 200 quilos de medicamentos foram recolhidos

Laranjeiras - Mais de 200 quilos de medicamentos foram recolhidos

204 quilos de medicamentos vencidos foram recolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários, no sábado dia 05, em Laranjeiras do Sul. São analgésicos, antibióticos, seringas e anestésicos sem utilidade.

 

A ação teve por objetivo reduzir os riscos de a população fazer uso de medicamentos vencidos ou ainda o descarte incorreto que pode contaminar o solo e rios, prejudicando o meio ambiente.

 

“O ponto negativo da coleta é que muitos medicamentos nem a caixa foi aberta. Além de nós estarmos jogando dinheiro no lixo, muitas vezes deixamos de atender alguma pessoa que necessita. Quero deixar o meu agradecimento a todas as pessoas envolvidas nesta campanha e dizer que a entrega de medicamentos vencidos ou que não estão sendo utilizados poderão ser entregues em qualquer unidade de saúde que irá fazer o descarte correto”, afirmou o secretário de saúde Valdemir Scarpari.

 

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da Semusa, Lidiane Biavati Nielsen, disse que o que surpreendeu foi a quantidade de medicamentos recolhidos e que foram retirados na própria secretaria. “Eles foram devolvidos como receberam, sem terem tomados e com prazo de validade dentro do prazo. Agora a empresa responsável pela segregação do lixo vai fazer o levantamento para fazer o descarte correto”, disse a Farmacêutica.

 

Uso racional de medicamentos

 

Refere-se “à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade”. Use medicamento de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.

 

 

Evite desperdícios


Ao comprar medicamentos, sem a utilização de critérios ou em grandes quantidades para deixar armazenado em casa, é mais provável que parte passe da validade sem uso e tenha que ser descartado.

 

Espalhe informação

 

Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção. Conte para amigos e familiares que esses medicamento vencidos podem ser entregues à Unidade de Saúde mais próxima da residência para o descarte ambientalmente correto.

 

Descarte corretamente

 

Se seu medicamento venceu e você só percebeu agora, não o jogue no vaso sanitário ou no lixo.

 

Agora que você sabe dos riscos que esse ato pode causar, leve os medicamentos à Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para o descarte ambientalmente adequado.

 

 

 

Por Assessoria

 

 

SICREDI 02
Farmacia