Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Cidade recebe a peça ‘O Príncipe e a Aviadora’, no dia 28 de abril

Laranjeiras - Cidade recebe a peça ‘O Príncipe e a Aviadora’, no dia 28 de abril

Peça traduzida em libras promove o acesso a um dos clássicos da literatura universal, com adaptação focada nos temais centrais do universo feminino.

 

Acesso e integração via cultura fazem todo o sentido na turnê do espetáculo infantil “O Príncipe e a Aviadora”, da companhia ST Produções Teatrais. Entre os dias 20 de abril e 10 de maio, o grupo percorrerá cerca de três mil quilômetros pelo interior do Paraná para levar a 10 cidades, com menos de 50 mil habitantes, a peça que traz uma releitura de um dos maiores clássicos da literatura universal, o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, adaptado à atualidade e à valorização do feminino.


O elenco é formado pelos atores Lucas Campos, Marina Franchi e Victor Carlim, que interpretam os personagens da trama. Só que na adaptação a aviadora, a contadora de estrelas e a vaidosa tratam de temas centrais do universo feminino. Todas sofrem uma crítica social, uma vez que transitam exclusivamente pelo universo masculino.

 

A trama se desenvolve com cada personagem mostrando o quanto as “pessoas grandes” se preocupam com coisas superficiais e não dão valor ao que está debaixo de seus olhos. Será através de um sonho, tendo como cerne a trama de O Pequeno Príncipe, que acontecerá a reflexão, para uma resolução positiva. As 30 apresentações serão traduzidas em libras, de forma a enaltecer o tema da acessibilidade.

 

Viabilização da turnê


O ator, diretor e produtor peruano Sandro Tueros, que assina a adaptação da obra que já foi encenada nos palcos da capital, admite que a viabilização dessa extensa programação pelo interior, que contempla três apresentações em cada cidade, sendo duas exclusivas para escolas públicas – priorizando os quartos anos - e uma aberta ao público, só foi possível via apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por conta do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) que possibilita às empresas em situação regular, e inscritas em Regime Normal de Tributação, a renúncia fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para projetos de valorização à produção, difusão, circulação, pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado.

 

A turnê contemplará as cidades de Campina Grande Do Sul, Mandirituba, Ipiranga, Tibagi, Laranjeiras Do Sul, Palotina, Guaíra, São Miguel do Iguaçu, Capanema e Rio Negro. Além da população reduzida, tais cidades possuem equipamentos culturais como: cines, teatros municipais, centros culturais ou casas de cultura, que demonstram um esforço dos departamentos e secretarias de cultura e educação em manter tais estruturas para oferecer a comunidade uma programação constante de produtos culturais.

 

Segundo Tueros, esse comprometimento genuíno em garantir o direito à cultura, estabelecido na legislação brasileira, corresponde aos objetivos da companhia, que tem como uma das prioridades a formação de novas plateias do teatro paranaense. “O Profice visa a descentralização do teatro, ou seja, permite que as grandes cidades, que possuem produção de teatro, possam circular pelas pequenas cidades”, elogia o diretor.

 

Serviço:


O Príncipe e a Aviadora
Adaptação de Texto e Direção: Sandro Tueros;
Duração: 60 minutos
Para mais informações sobre a programação, acesse: www.stteatro.com.br

 

Confira a agenda completa:

 

Cidade

Local

Datas / Horários

Campina Grande do Sul

Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi

20 de abril às 19h (sessão aberta ao público) / 21 de abril, às 9h30 (sessão fechada para escola pública)

Mandirituba

Teatro Municipal Joana Dilacir Palu Gelatti

23 de abril às 10h, 14h (sessões fechadas para escola pública) e 19h30 (sessão aberta ao público)

Ipiranga

Quadra de Esportes Sagrada Família

25 de abril às 10h, 14h (sessões fechadas para escola pública) e 19h (sessão aberta ao público)

Tibagi

Teatro Municipal Tia Inália

26 de abril às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública) 27 de abril às 17h (sessão aberta ao público)

Laranjeiras do Sul

Cine Teatro Iguassu

28 de abril às 17h (sessão aberta ao público) / 29 de abril às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública)

Palotina

Teatro Municipal Ludovico Riedi

01 de maio às 17h (sessão aberta ao público) e 02 de maio às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública)

Guaíra

Cine Teatro Sete Quedas

03 de maio às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública) / 04 de maio às 17h (sessão aberta ao público)

São Miguel do Iguaçu

Centro Cultural Abelino Vieira

05 de maio às 17h (sessão aberta ao público) e 06 de maio às 10h e 14h (sessões fechadas para escola pública)

Capanema

Centro de Eventos Martin Lutero

07 de maio às 10h30 e 14h (sessões fechadas para escola pública) às 19h (sessão aberta ao público)

Rio Negro

Cine Teatro Antonio Candido do Amaral

10 de maio às 14h e 15h30 (sessões fechadas para escola pública) e às 19h30 (sessão aberta ao público)

 

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia