Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - UFFS: Grupo de pesquisa desenvolve estudos com cultivares de morangueiro na região Cantuquiriguaçu

Laranjeiras - UFFS: Grupo de pesquisa desenvolve estudos com cultivares de morangueiro na região Cantuquiriguaçu

O Grupo de Pesquisa em Horticultura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, desenvolve pesquisas com a cultura do morangueiro na Região da Cantuquiriguaçu, desde 2016. Os experimentos possuem enfoque no sistema orgânico de produção.

 

Conforme relata a docente e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura, Cláudia Lima, “a cultura apresenta potencial para região com ampliação da área plantada e consequentemente aumento da demanda de pesquisas com a cultura. As linhas de pesquisa estão relacionadas com adaptabilidade de cultivares, manejo, proteção fitossanitária e pós-colheita das frutas”.

 

Uma das pesquisas desenvolvidas aborda o uso de ácido salicílico e seus efeitos no cultivo e pós-colheita. Nas pesquisas realizadas com a cultivar Milsei-Tudla, verificou-se que aplicações quinzenais de ácido salicílico propiciaram maior número de frutas. Quanto aos efeitos do uso do ácido salicílico na pós-colheita das frutas de morangueiro cultivar Milsei-Tudla foi identificado o maior diâmetro.

 

Conforme relata a docente, “a aplicação ácido salicílico durante o cultivo promoveu alterações fisiológicas e físico-químicas em frutas de morango cultivar Milsei-Tudla, apresentando-se como uma alternativa aos produtores devido seu baixo custo de aquisição, fácil aplicação e não apresentar impedimentos à agricultura orgânica”, explica.

 

Outra pesquisa desenvolvida refere-se ao manejo da cultura fora de solo, utilizando mudas de morangueiro do cultivar San Andreas, avaliando posicionamentos de slabs nas bancadas e densidade de plantio. A pesquisa evidenciou que a menor densidade de plantio influenciou positivamente no crescimento, desenvolvimento e produtividade individual das plantas. Já para as características físico, químicas e fitoquímicas das frutas no posicionamento do slab na vertical e menor densidade de plantio proporcionou frutas com qualidade superior.

 

Outra pesquisa desenvolvida buscou verificar a adaptabilidade e potencial do cultivo na região de diferentes cultivares de morangueiro originárias da Itália. Cláudia salienta que “as estimativas de produtividade obtidas para todos os cultivares estão dentro do esperado para a realidade do cultivo na região e adaptadas as condições edafoclimáticas de Laranjeiras do Sul”.

 

Também foram desenvolvidos experimentos relacionados à proteção fitossanitária e eficiência do uso dos extratos para controle de insetos e doenças, os quais foram abordados no trabalho de conclusão do Curso de Agronomia, da acadêmica Ágatha G. A. Trindade.

 

Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro

 

Visando difundir conhecimentos sobre a cultura do morangueiro e sua potencialidade de produção na região, será realizado no dia 13 de novembro, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o 2º Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Região da Cantuquiriguaçu. Os interessados podem obter mais informações na página do evento, cuja programação inclui palestras e minicursos.

 

Pesquisas

 

Confira a relação de trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidos na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, que abordam a cultura do morangueiro:

 

- Ácido salicílico na produção de morangueiro em substrato. Acadêmica: Karlise Moraes de Liz.
- Ácido salicílico no desenvolvimento de plantas e nas características físico-químicas de frutas de morango “Milsei-Tudla”. Acadêmico: Fernando Trevisan.
- Crescimento, desenvolvimento e qualidade das frutas de morangueiro 'San Andreas' em diferentes posicionamentos de SLAB e densidades de plantio em sistema de cultivo em substrato. Acadêmica: Elizandra de Oliveira Franco.
- Fenologia, produção e produtividade de cinco genótipos de morangueiro nas condições edafoclimáticas do município de Laranjeiras do Sul – PR. Acadêmica: Pricila Moritz.

 

Cláudia relata que “atualmente estão sendo desenvolvidos dois TCCs relacionados à cultura do morangueiro, que abordam extratos vegetais e diferentes genótipos em cultivo de morangueiro fora de solo no sistema orgânico de produção, dos acadêmicos Ágatha e Marcos”.

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia