Laranjeiras – Exclusivo: Cidade é uma das únicas escolhidas e ganha o primeiro ponto de recarga grátis para carros elétricos
A BR-277, que liga Paranaguá à Foz do Iguaçu, se tornou a primeira estrada com pontos de recarga para carros elétricos ao longo do percurso.
Gerenciada pela concessionária de energia elétrica Copel, a rede de eletropostos tem oito unidades distribuídos pela rodovia para abastecimento de veículos movidos por energia ou híbridos plug-in, uma das únicas cidades contempladas nesta primeira instalação é Laranjeiras do Sul.
Outros pontos de recarga são Paranaguá, Curitiba, Irati, Guarapuava, Cascavel, Medianeira e Foz do Iguaçu. Com isso, já é possível a um carro elétrico atravessar todo o estado do Paraná sem deixar de carregar suas baterias. O primeiro ponto de recarga foi inaugurado pelo governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba Rafael Greca, no chamado Polo KM3.
Com potência de 50 kVA (kilovoltampere), cada eletroposto possui três conectores para carga em carros elétricos ou híbridos plug-in, sendo essa energia suficiente para abastecer 10 chuveiros elétricos, por exemplo. Todos os pontos ao longo da BR-277 serão de carga rápida e, o melhor, com energia gratuita para quem precisa percorrer o trecho. Elas provêm 80% de carga da bateria nesse tipo de carregamento, suficiente para garantir autonomia extra entre 150 e 300 km, dependendo da tecnologia e densidade das baterias do veículo.
O investimento feito pela Copel é de R$ 5,5 milhões e tem a participação da Itaipu Binacional na implantação dos postos de recarga na BR-277.
Por Bruno Silveira / Portal Cantu