Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Encerramento do curso de boas práticas e manipulação de alimentos

Laranjeiras - Encerramento do curso de boas práticas e manipulação de alimentos

Foi encerrado na quinta dia 19, o curso gratuito de boas práticas e manipulação de alimentos, realizado pela Secretaria de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde. O evento reuniu 135 participantes que puderam aprender nos dois dias do curso, com 8 horas aulas a forma correta de manipular alimentos para evitar doenças.

 

O público alvo foram os microempreendedores do município que trabalham no ramo alimentício. No final, todas os participantes receberam um certificado de participação.

 

Quem participou do curso teve a oportunidade de conhecer as formas seguras de preparar os alimentos e as principais regras da Vigilância Sanitária. “A manipulação adequada de alimentos evita a contaminação por bactérias e fungos, desde o transporte, armazenamento, preparo e oferta do produto já pronto. Pensando nestas boas práticas, é que a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância, ofereceu o curso que teve uma ótima participação. Nossos profissionais repassaram a eles, desde a questão da microbiologia dos alimentos, contaminação cruzada, qualidade da água para o preparo dos alimentos e boas práticas do manipulador para evitar danos à saúde do consumidor”, afirmou o Secretário de Saúde Valdemir Scarpari que participou do encerramento do curso.

 

O objetivo principal do treinamento foi orientar e alertar os manipuladores de alimentos sobre cuidados que os estabelecimentos devem ter com os produtos, como conservação e armazenamento; prazos de validade; cuidados com carnes, frutas e verduras; higiene pessoal e do estabelecimento; controle de insetos e roedores, entre outros.

 

O empresário Diego Rodrigo Toledo é proprietário do restaurante Tok de Cheff. Ele destacou a importância do curso para aplicar nas atividades desenvolvidas no cotidiano. “Uma iniciativa sensacional da prefeitura, pois o curso é importante para todos, principalmente para nós que trabalhamos com alimentos. Hoje saio do curso orientado sobre a prática correta de manipular alimentos”, afirmou Rodrigo.

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia