Laranjeiras - Resultado eleição para o Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos. Nesse período, os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis.
Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.
Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. No entanto, o Conselho Tutelar não tem competência para aplicar medidas judiciais e não pode julgar nenhum caso e não age como órgão correcional. Desta forma, quando um adolescente, por exemplo, pratica algum crime, este será direcionado à Polícia Militar.
O Conselho Tutelar poderá atuar somente com aconselhamento. Também não é função do conselho tutelar fazer busca e apreensão de crianças e/ou adolescentes, expedir autorização para viagens ou desfiles, determinar a guarda legal da criança. O Conselho Tutelar é apenas um órgão zelador.
Veja o resultado da eleição em Laranjeiras do Sul, quem acabou se elegendo como titular (do 1º ao 5º) e como suplente (do 6º ao 10º)
1º - Maria Pereira Matoso - 236 votos
2º - Irani de Oliveira - 229 votos
3º - Cleuza Terezinha Malherbi - 165 votos
4º - Lindamir Teston Kurylo - 158 votos
5º - Arlene de Oliveira França - 150 votos
6º - Josnei Penteado - 139 votos
7º - Junior Silva - 137 votos
8º - Marilda Abreu de Araujo - 136 votos
9º - Eliana Biava - 122 votos
10º - Ana Gazziero - 108 votos
No total, disputavam, as vagas, 22 candidatos.