Laranjeiras - Educação divulga campanha de matrículas para o ano letivo 2019
Mais um ano letivo está chegando ao fim e já começou, nas escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), a campanha de matrículas e rematrículas para 2019. É importante que as famílias que têm crianças nas escolas e Cmeis, ou que tenham interesse em matricular a criança, fiquem atentos às datas.
De 12 e 29 de novembro as escolas e Cmeis realizarão a rematrícula dos alunos para o ano subsequente. Neste primeiro momento os pais e responsáveis não precisarão comparecer à unidade educacional, a menos que não estejam satisfeitos com o turno no qual o aluno foi rematriculado.
De 20 de novembro a 1º de dezembro, obedecendo a organização interna de cada instituição, acontece o período de matrículas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sala de recursos e Educação Especial. De 3 a 7 de dezembro efetivação da matricula nas escolas estaduais para os alunos que frequentarão o 6º ano.
De 4 a 8 de dezembro, levantamento de vagas internas dos anos de continuidade e de 11 a 19 de dezembro matricula de alunos procedentes de transferência de outros estados e municípios e início do cadastramento de espera de vagas. A partir do dia 1º de fevereiro de 2019, transferências entre instituições do município através do cadastro de espera de vagas.
Aos pais e responsáveis de alunos que estão no 5º ano e irão ingressar para as escolas estaduais, as escolas entregarão entre 26 a 29 de novembro a Carta de Matrícula, que deverá ser entregue na escola estadual no ato da matrícula, que ocorrerá entre 3 e 7 de dezembro.
Nesta chamada, não há número específico de vagas ofertadas, já que, por lei, o município é obrigado a atender toda a população que demonstrar interesse. Atualmente, a educação infantil em Laranjeiras do Sul é ofertada em 11 escolas, além de nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
LEI
A Secretaria de Educação ressalta que, por lei, crianças que completarão quatro anos até o dia 31 de março de 2019, devem obrigatoriamente, frequentar escola ou Cmei, matriculadas na pré-escola I. “Pelas normas do Conselho Nacional de Educação, crianças com 4 anos completos até 31 de março do ano letivo deverão serem matriculadas na educação infantil. Para o ensino fundamental, 6 anos completos até a mesma data”, afirmou a Secretária de Educação de Laranjeiras do Sul Maria Luiza Simões Nunes dos Santos.
Outra exigência no ato da matricula, é a apresentação da Carteira de Vacinação atualizada de acordo com o calendário de vacinação da criança. Esta é uma determinação da Secretaria de Estado da Educação.
Por assessoria