Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Dia histórico para o município: UTI do Instituto São José já está na Central de Leitos do Paraná

Laranjeiras - Dia histórico para o município: UTI do Instituto São José já está na Central de Leitos do Paraná

Foram mais de 3 anos de muito trabalho, reuniões, buscas de parcerias, relatórios de custos para buscar de recursos financeiros, mas finalmente, os 10 leitos da UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Instituto São José, estão cadastrados na Central de Regulação para atendimento do Paraná. A data de 25 de maio de 2020, vai ficar na história de Laranjeiras do Sul. Durante a pandemia ela será referência para a Covid-19, mas depois a UTI atenderá outros casos.

 

A reabertura da UTI contou com empenho da prefeitura de Laranjeiras do Sul, prefeitos que fazem parte da Assiscop – Associação Intermunicipal de Saúde - (Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Virmond e Marquinho), 5ª Regional de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e principalmente a diretoria do Instituto São José. Os equipamentos foram adquiridos em 2018. Em 2019, o Instituto encaminhou solicitação de recursos à SESA, para fazer frente aos custos iniciais dos 10 leitos da UTI, tais como: compra dos medicamentos, do EPIs, dos materiais médicos hospitalares, insumos, dietas enterais, materiais de esterilização e limpeza, enxovais para os leitos: lençóis, travesseiros, edredons e contratação da Equipe Técnica de Trabalho para os Plantões.

 

Os custos de medicamentos, insumos, EPIs, manutenção e contratação de toda a Equipe Técnica para os Plantões dos 10 leitos da UTI, têm um valor considerável, chegando perto de R$ 410.000,00 mensais. Devido a isso o Instituto São Jose, continua na busca de recursos financeiros, para que os 10 leitos da UTI tenham continuidade após a pandemia COVID-19, atendendo os Municípios da ASSISCOP, oferecendo mais agilidade, segurança e resolutividade no atendimento aos pacientes em estado grave, tanto nesse momento de pandemia Covid-19, como a continuidade da UTI após o período da pandemia.

 

Para gerenciar a UTI, o Instituto São José contratou a empresa SMB Engenharia e Medicina de Curitiba, que ministrou Treinamento Técnico para os 40 profissionais que vão trabalhar na UTI. Foram dois dias de conhecimentos técnicos, através de aulas com Enfermeiros e Médicos intensivistas, com experiência de atendimentos a pacientes em leitos de UTI.

 

O Treinamento contou também com a presença do Médico Intensivista que vai atender na UTI do Instituto São José, Dr. Eder Pedraça e o Médico Intensivista Responsável Técnico pela UTI, Dr. Thomas Markus D'Haese, orientando o manuseio dos equipamentos. O Treinamento teve também a participação do Enfermeiro Responsável Técnico da UTI, Rodrigo Vechi.

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia