Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - CRAS convoca idosos e pessoas com deficiência para recadastramento em programas sociais

Laranjeiras - CRAS convoca idosos e pessoas com deficiência para recadastramento em programas sociais

Todas as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é o pagamento pelo INSS de um salário minimo por mês a idosos com mais de 65 anos, pessoas com deficiência física, mental ou intelectual, estão sendo convocados para atualizar o cadastro Único até o dia 31 de dezembro.

 

O alerta é da Secretaria Municipal de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O cadastramento é uma exigência do INSS/Ministério do Desenvolvimento Social. Quem deixar de fazer, poderá perder o benefício.

 

Para ter acesso ao benefício, é necessário que a renda familiar seja, até 1/4 de salário minimo por pessoa. O BPC não pode ser acumulado com outro benefício social, como por exemplo, a aposentadoria. De acordo com o Operador de Cadastro Único da prefeitura de Laranjeiras do Sul, Jean Panato, para a atualização ou inclusão no cadastro único, os beneficiários devem procurar o CRAS, que fica na rua Barão do Rio Branco, próximo ao lago, ou pelo telefone 3635 5311.

 

“O Benefício de Prestação Continuada está incluído no programa de proteção social do SUAS e para ser incluído no programa não é necessário que o interessado tenha contribuído ao longo de sua vida para o INSS. É um auxílio de um salário mínimo, semelhante à aposentadoria, porém sem a cobertura do décimo terceiro salário, individual, não vitalício e intransferível, para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência em longo prazo”, afirmou Jean.

 

Em Laranjeiras do Sul, cerca de 800 pessoas recebem este tipo de benefício. Até o momento, 600 fizeram o recadastramento faltando ainda 200 contribuintes. O prazo para atualização termina no dia 31 de dezembro deste ano.

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia