Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Comuttram discute sentido binário nas ruas Diogo Pinto e Duque de Caxias

Laranjeiras - Comuttram discute sentido binário nas ruas Diogo Pinto e Duque de Caxias

O Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Laranjeiras do Sul, Comuttram, reuniu seus conselheiros na terça dia 19, na Câmara de Vereadores, para debater as principais demandas da área no município. Por ser a primeira reunião do ano, a pauta foi extensa com destaque para quatro assuntos de interesse da comunidade: Estacionamento em frente as escolas, sentido binário nas ruas Diogo Pinto e Duque de Caxias, Carga e descarga e requerimento da Acils, para interdição de via Pública.

 

Por unanimidade dos conselheiros, foi aprovado a implantação do sistema binário entre as ruas Duque de Caxias e Diogo Pinto e todas as transversais à XV de Novembro e Marechal Cândido Rondon. Na consulta entre a comunidade, foram 37 favoráveis e 36 contra. “Isso vai melhorar o fluxo com a diminuição do tempo nos semáforos, trazendo sensíveis melhorias no trânsito além de uma segurança maior aos motoristas e pedestres”, disse o presidente do Conselho e Secretário de Obras e Urbanismo, Leoni Luiz Meletti. Entre as justificativas dos conselheiros é que houve melhora na trafegabilidade com as mãos únicas nas ruas 7 de Setembro e XV de Novembro. Para tanto, outros estudos devem ser realizados.

 

Os conselheiros também foram informados que a prefeitura vai licitar nos próximos dias, a construção de 41 travessias elevadas, semelhante a que foi construída na rua XV de Novembro em frente o Cmei Nossa Senhora das Graças. “O objetivo é aumentar a segurança no trânsito, para os pedestres e motoristas e serão construídas em trechos de grandes fluxos ampliando a visibilidade de pedestres e fazendo com que os motoristas reduzam a velocidade dos automóveis”, afirmou o presidente.

 

Também ficou definido que a Polícia Militar vai fiscalizar o estacionamento em fila dupla em frente as escolas do município o mesmo acontecendo com a descarga de caminhões em frente aos Supermercados de Laranjeiras do Sul. “Em relação a descarga, vamos determinar que seja cumprido a legislação que permite tal serviço somente a partir das 18h, a exemplo das grandes cidades, sugerindo aos empresários, ainda, que busquem alternativas para o transporte de mercadorias, como veículos de menor porte”, finalizou Tilin.

 

PARTICIPAÇÕES


Participaram da reunião do conselho, além do presidente Tilim e os vereadores Ivaldonir Panatto e Júnior Gurtat, o vice-presidente da Câmara, Valdivino de Oliveira e o vereador Alex Schroeder; bem como representantes da PM, da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), do Detran/PR, da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS), do transporte coletivo e dos taxistas. Durante a reunião, o vereador Ivaldonir Panatto, assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho, cargo este que vinha sendo ocupado pelo também vereador Ney Becker.

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia