Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes vai ser tema de peça teatral

Laranjeiras - Combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes vai ser tema de peça teatral

18 de maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória, no Espírito Santo, um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média/alta daquela cidade.

 

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre a importância do tema, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Familia, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, já vem realizando atividades junto com as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Centro da Juventude.

 

Já no dia 16 de maio, as 9h e às 14h, no Cine Teatro Iguassu, Laranjeiras do Sul vai receber a peça teatral “O medo de Terezinha” apresentada pelo Circo Teatro Sem Lona, de Maringá. O espetáculo aborda o tema de abuso sexual sofrido por crianças e adolescentes. O objetivo é conscientizar as crianças em relação ao tema e também alertar a sociedade em agir caso ocorra um caso de abuso. A história é inspirada em Alice no País das Maravilhas e aborda a passagem para a adolescência dentro de um ambiente que deveria ser seguro.

 

CASOS


Em Laranjeiras do Sul, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que oferta o trabalho social as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos e violência, atendeu no ano de 2018, 33 denúncias confirmadas de violência sexual e no ano de 2019, já foram atendidos 12 casos.

 

Protegendo nossas crianças e adolescentes


Laranjeiras do Sul conta com diversos profissionais preparados para dar respostas de proteção às crianças e adolescentes e tem trabalhado constantemente no atendimento às vítimas de violência sexual. É uma rede de proteção composta pelo Conselho Tutelar, Unidades básicas de saúde, CRAS, CREAS e delegacia que são diretamente acionados quando da suspeita ou confirmação do crime.

 

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia