Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Com estiagem prolongada, população precisa fazer uso consciente da água

Laranjeiras - Com estiagem prolongada, população precisa fazer uso consciente da água

A falta de chuvas nas últimas semanas está causando a diminuição do volume de água dos rios em diversas regiões do Estado. O Rio do Leão, principal manancial de abastecimento do município de Laranjeiras do Sul, está abaixo do nível normal para esta época do ano e o seu afluente, Rio Virtuoso (ou Simões), também sente a consequência da seca. Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pede que a população faça uso consciente da água em situações como essa.

 

“O consumo aumenta devido ao calor, mas estamos operando o sistema normalmente. Porém, se a estiagem se prolongar e o calor intenso permanecer, podem vir a ocorrer faltas de água pontuais na cidade ou redução de pressão na rede. Quando há períodos longos sem chuva, é muito importante que a população economize a água e faça o seu uso consciente”, orienta o gerente da Sanepar na região, Evandro Dalmolin.

 

Junto à estiagem soma-se o calor intenso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na segunda-feira (09), alerta laranja devido à onda de calor que chegou ao Paraná. O órgão diz que a previsão para até a próxima semana é de 5º C acima da média em várias cidades, entre elas Laranjeiras do Sul.

 

Uso consciente – A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) aponta possibilidade de pancadas de chuva na cidade apenas para o dia 24 de setembro. Em situações assim, é imprescindível que todos colaborem e adotem hábitos de uso consciente e racional da água. A orientação é para que as pessoas priorizem o consumo humano, no uso para alimentação e higiene pessoal. Serviços menos essenciais, como lavagem de carros e calçadas, podem ser adiados.

 

Outra recomendação é reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas, reutilizando-a na limpeza, na rega de plantas, na lavagem de calçados e tapetes e até mesmo no vaso sanitário. Pequenas ações de economia, como reduzir o tempo no chuveiro, fechar as torneiras ao lavar louça, escovar os dentes e fazer a barba, também representam muito na economia de água.

 

Dicas para reduzir o consumo de água

 

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar plantas, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lavar calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

– Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta: cinco minutos de chuveiro consomem de 70 a 100 litros de água.

– Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Uma torneira aberta representa 20 litros de água por minuto indo pelo ralo.

– Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02
Farmacia