Laranjeiras - Campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação termina nesta sexta-feira
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação está em sua etapa final e muitas famílias ainda não levaram as crianças para receberem os imunizantes.
Enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de atingir 95% do público-alvo, em Laranjeiras do Sul o índice está em 78,5%, ou seja, 457 crianças ainda não receberam suas doses. O dado também reflete a realidade do país, onde a cobertura vacinal revela a baixa procura pela vacina.
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Campanha se encerra na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro. A campanha iniciou no dia 8 de agosto.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta que os pais levem seus filhos menores de cinco anos para se imunizarem contra a doença, que pode causar paralisia nos membros inferiores, já que o Brasil corre o risco da reintrodução da poliomielite.
“Toda vacina é um pacto coletivo, pois uma pessoa vacinada protege a si e aos outros. Por isso o imunizante da poliomielite e a campanha de multivacinação são tão importantes, afinal uma criança vacinada é uma criança protegida.
E a multivacinação é um cuidado que se tem com os pré-adolescentes e adolescentes também, pois muitos pais esquecem que a vacinação na acaba na infância”, aponta a enfermeira e coordenadora da campanha em Laranjeiras do Sul Patrícia Massuqueto.
NÚMEROS EM LARANJEIRAS
Público alvo: 2.130 crianças
Doses aplicadas: 1.673
Cobertura vacinal: 78,5%
Monte Castelo vacinou, 115 crianças
Presidente Vargas: 287
Cristo Rei: 178
Água Verde: 199
Centro: 469
Jardim Iguaçu: 98
Celeste: 327
Por - Assessoria