Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda dia 23

Laranjeiras - Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda dia 23

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia inicia na próxima segunda dia 23, a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2018. Devem se vacinar gratuitamente, crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias de idade;

 

Gestantes independentemente da idade gestacional; Puérperas; Idosos acima de 60 anos; Servidores da Saúde; Indígenas; Cidadãos privados de liberdade; Funcionários do Sistema Prisional e professores da rede pública e privada que deverão apresentar a declaração fornecida pelas secretarias das escolas.

 

De acordo com a Enfermeira do setor de Epidemiologia do município, Patricia Massuqueto, a campanha segue até o dia 1º de junho. “Serão disponibilizadas 9.588 doses da vacina. Ela previne a H1N1; H3N2 e Influenza B. Os grupos de risco devem tomar a vacina o mais cedo possível, portanto orientamos que as pessoas se dirijam até a UBS mais próxima da residência para receber a vacina”, esclareceu Patricia, lembrando que é indispensável a apresentação da carteirinha de vacinação e documento de identificação com foto.

 

O dia “”D” da mobilização está marcado para o dia 12 de maio, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas no horário das 08h às 17h. Já pelo interior a campanha de vacinação vai acontecer nos dias 5 e 12 de maio.

 

Dicas para combater a Influenza

 

A influenza é uma doença respiratória e é transmitida entre pessoas, através da tosse, espirro ou contato com secreções de pessoas infectadas. Além da vacina, também há outras formas de evitar o contágio. Algumas atitudes simples, como higienizar as mãos com frequência com sabão ou álcool; cobrir a boca e o nariz ao espirrar, preferencialmente com lenço ou antebraço e; manter portas e janelas abertas para circulação de ar ajudam a prevenir a doença.

 

Além disto, ao sinal de qualquer sintoma mais preocupante, como febre alta e/ou dificuldade respiratória, é necessário comparecer até a Unidade Básica de Saúde com urgência. A Secretaria de Saúde também pede aos cidadãos que não se automediquem.

 

NÚMEROS EM LARANJEIRAS DO SUL
População geral: 9.588

Crianças
População: 2.026

Trabalhador de Saúde
População: 538

Gestantes
População: 350

Puérperas
População: 58

Idosos
População: 3.509

Indígenas
População: 167

Comorbidades (doenças crônicas)
População: 2.468

Professores
População: 472

ONDE TOMAR A VACINA
Unidade Básica de Saúde Carlos Felipe de Sio (Barão do Rio Branco)
Centro de Saúde Leste (Celeste)
Unidade Básica de Saúde Presidente Vargas
Unidade Básica de Saúde Cristo Rei
Unidade Básica de Saúde Iguaçu (Vila Palmeiras)
Unidade Básica de Saúde Monte Castelo
Unidade Básica de Saúde do Bairro Água Verde

 

 

 

Por Assessoria

 

 

SICREDI 02
Farmacia