Laranjeiras - Assistência Social coloca flores contra o abuso de crianças e adolescentes
Em uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social espalhou flores artificiais. A ação Faça Bonito faz parte de uma campanha nacional e foi realizada para lembrar a rede de apoio que as crianças precisam contar, além de divulgar os canais de denúncia contra esse tipo de crime. A escolha das flores remete ao símbolo da campanha, utilizada como uma rede de apoio necessária para amparar as crianças e protegê-las, onde atuariam a sociedade civil, polícias integradas, poder público, família, escola e as pétalas simbolizam essa rede.
A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidades, especialmente quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, orientação sexual, classe social, geração e condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas quanto redes utilizam crianças e adolescentes para “satisfazerem seus desejos” ou obterem vantagens financeiras com elas.
ENTREGA DE MATERIAL DIDÁTICO
Por sua vez, a Secretaria de Assistência Social adquiriu e repassou para a Secretaria de Educação, material didático que vai ser trabalhado com os alunos da rede municipal de ensino. Com o tema “Seu corpo é seu maior tesouro: diga não à violência Sexual”, o material vai ser trabalhado diretamente com as crianças. A peça conta um pouco das diferenças entre meninos e meninas com relação aos órgãos sexuais, sempre alertando para que não deixem ninguém toca-los e que se isso acontecer devem procurar uma pessoa de confiança para falarem.
Os principais temas abordados no material são:
-Não faça coisas que você não possa contar;
-Que segredo é esse?;
-Carinhos e presentes em segredo nunca devem acontecer;
-Todos unidos contra a violência sexual infantil;
-História em Quadrinhos: O NÃO é a solução!;
-Abuso ou Exploração Sexual?;
-Nunca deixe de pedir ajuda.
Não se cale, denuncie!
“Caso você, cidadão laranjeirenses, desconfie que alguma criança, ou adolescente, esteja sofrendo abuso ou exploração sexual, denuncie pelo canal Disque 100; Conselho Tutelar, 3635-5639 ou 98428-2154; CREAS, 3635-6142 ou Secretaria de Assistência Social, 3635-8120.