Guaraniaçu - Dr. Bruno Falci Amaral, assume como delegado titular da comarca
Nesta segunda dia 13, nas dependências da Câmara Municipal de Guaraniaçu, tomou posse o Dr. Bruno Falci Amaral, como Delegado Titular da Delegacia de Policia daquela cidade, que abrange, além daquele Município, os de Diamante do Sul e Campo Bonito.
Presentes na solenidade, as seguintes autoridades: Dr. Nagib Nassif Palma, Delegado Chefe da 15ª SDP, Presidente da Câmara de Vereadores de Guaraniaçu, Odair José Lopes Nery; Prefeito Municipal de Guaraniaçu, Osmário de Lima Portela; Prefeito Municipal de Diamante do Sul, Fernando Maximiliano Risso; Prefeito Municipal de Campo Bonito, Antonio Carlos Dominiak; Dra. Regiane Tonet dos Santos, Juíza de Direito Titular da Comarca de Guaraniaçu; Dr. Leone Nivaldo Gonçalves, Promotor de Justiça da Comarca de Guaraniaçu; Dr. Luis Rogério Ramos Sodré, Delegado Titular da Delegacia do Adolescente de Cascavel; Ezequiel Scharan dos Santos, Presidente da Câmara de Vereadores de Diamante do Sul; Ademar Belo, Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bonito; Sargento Josmar Carlos Grando, Comandante do Destacamento da Policia Militar em Guaraniaçu; Dr. Benjamin De Bastiani, representante da OAB; Fabrício Pereira, Presidente do Conselho da Comunidade; Valcir Antônio Guarda, Presidente do Sindicato dos Comerciantes; representante do Portal Cantu e a Guaraniaçu/PR; além de Policiais Civis e Militares, representantes da sociedade civil organizada e de membros da população local.
Dr. Bruno Falci Amaral, natural de Juiz de Fora-MG, Bacharel em Direito pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Especialista em Criminalística, atua na área de Segurança Pública, há 12 anos, exercendo funções na Guarda Municipal de Juiz de Fora-MG, Policia Militar de Minas Gerais, e por 02 anos atuou no cargo de Delegado da 59ª DRP – Delegacia Regional de Capanema, assume agora como Delegado Titular da Delegacia de Guaraniaçu, respondendo cumulativamente ainda pelos Municípios de Diamante do Sul e Campo Bonito.
Na oportunidade, foi destacado o trabalho do Dr. Luis Rogério Ramos Sodré, titular designado temporariamente para aquela Unidade Policial, que deixa de acumular o cargo agora, permanecendo como titular da Delegacia do Adolescente de Cascavel, acumulando ainda o Setor de Termos da 15ª SDP, e Catanduvas.
Desde a transferência da Dra. Cyntia de Barros Albuquerque, a Delegacia de Guaraniaçu vem sendo gerida por delegados designados, titulares de outras unidades policiais, a exemplo do mais recente, Dr. Luis Rogério Ramos Sodré, que foi designado e assumiu a delegacia em 01/08/2017, em caráter temporário, aguardando definição de novo titular específico para atender a demanda desta cidade e região.
Mesmo diante das dificuldades quanto a efetivo, e acúmulo de trabalho, pois Dr. Sodré, neste período de um ano, acumulou as funções de Delegado em 3 Comarcas, totalizando 07 municípios dentro de sua responsabilidade, em Guaraniaçu, não se mediu esforços para dar tramite às ações operacionais e cartoriais.
Nesse período foram instaurados 238 Inquéritos policias, dos quais 72% (170) já relatados e remetidos para apreciação do Ministério Público e Poder Judiciário, instituições à cujos integrantes manifestamos nossos respeitos, e agradecemos a atenção e compreensão dispensadas.
Deste rol de inquéritos, apenas 02 homicídios consumados e 04 tentados, representando menos 3% para os crimes contra a vida.
Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão, e atuado fortemente no combate ao tráfico de drogas, com apoio do GDE da 15ª SDP e Denarc de Cascavel-PR.
Os casos envolvendo vulneráveis, tais como de violência doméstica, estupro de vulnerável, outros constantes do Estatuto da Criança e Adolescente, bem como do Estatuto do Idoso, foram todos concluídos, e está se trabalhando com casos novos, os quais são concluídos no prazo de 30 dias.
Isto demonstrou celeridade na atividade de policia judiciária, atribuição base da Policia Civil, proporcionando assim a busca da punidade aos transgressores, o que eleva o nível de segurança pública, e a sensação de segurança no seio da população, que resultou num aumento de credibilidade, com crescimento no atendimento junto à delegacia em torno de 43%, que creditamos também à sub-notificações que estariam ocorrendo.
O apoio encontrado nas demais instituições públicas, privadas, da sociedade civil organizada, contribuiu para uma boa gestão, dentro dos recursos existentes, à quem também agradecemos, bem como à compreensão.
Hoje, o Estado volta seus olhos para a segurança pública de Guaraniaçu e Região, com maior ênfase, dando posse ao Dr. Bruno, delegado com experiência comprovada, que atenderá exclusivamente as cidades desta Comarca de Guaraniaçu, possibilitando assim uma aproximação maior entre à Policia Civil e as instituições públicas, políticas e da sociedade civil.
Por Reinaldo Bernardo de Andrade
Veja Também: