Fique por Dentro

Babado: em quais peças e onde usar

Babado: em quais peças e onde usar

Dentre as várias tendências da moda, uma que está fazendo a cabeça de diversas fashionistas é o babado. Feminino e elegante, ele tem invadido as passarelas e as ruas das principais capitais da moda do Brasil e do mundo.

 

É possível encontrar o babado tanto em roupas femininas casuais, para o dia a dia, como em looks de gala e para situações mais formais. Até mesmo as roupas de banho, como biquínis e maiôs, têm apresentado detalhes desse tipo.

 

Quer incorporar o babado em suas produções, mas não sabe bem ao certo como? Nós reunimos as principais dicas para você aproveitar mais esta tendência fashion.


O que é babado?


O babado é uma tira de tecido que pode enfeitar desde peças de vestuário até cortinas e roupas de cama. É um elemento que existe na moda desde o século XVI, quando reis, rainhas e os nobres da corte usavam o detalhe para incrementar o visual da roupa.

 

Na moda feminina, os babados podem ser de vários tipos, mas, em geral, o objetivo é dar um acabamento mais requintado às roupas.


Tipos


Há diversos tipos de babados. Cada um cria um tipo de silhueta, ou seja, cada um dá um shape diferente às mais diversas peças. E por que isso importa? Porque cada contorno que o babado cria realça partes específicas do corpo.


Retos


Tecnicamente, os babados retos são aqueles que são cortados no fio do tecido. Não faz ideia de como seja? Ah, você o conhece sim, são os pregueados famosos das saias.

 

Circulares


Já os circulares são cortados no viés do tecido e, em geral, aqueles mais volumosos. Podem criar a ilusão de ondas e movimentos. Também são de vários tipos.


Franzido


Babado clássico, é bastante usado em roupas infantis e em alguns tipos de saia. São bastante volumosos e podem ser usados, inclusive, em camadas.


Godê


Outro babado muito tradicional e fashion. Não é tão ondulado quanto o franzido e, por isso, dá elegância e beleza às peças. Geralmente é usado em mangas e barras de saia.


Peplum


O babado peplum é bastante usado em blusas, mas não é na gola não, pelo contrário, é justamente na parte de baixo da peça. O interessante deste detalhe é, justamente, criar um volume discreto na região da barriga.

 

Pode ser aplicado nos mais diversos tecidos como a renda e o couro.


Jabô


O jabô é ideal para criar um efeito cascata. Pode ser aplicado em diversas peças, mas geralmente é usado em vestidos e saias, principalmente para ocasião de festa.


Como usar?


Os babados criam volume, então, a principal dica para usá-los é optar por peças mais secas e retas para dar equilíbrio ao look. Então, por exemplo, se você quiser investir em uma camisa com detalhe em peplum, pode escolher uma calça skinny ou mesmo uma saia mais reta, como a lápis.


Só para magras?


Muita gente acha que pessoas acima do peso não podem usar babado, já que criam volume, aumentando ainda mais a silhueta. De fato, alguns babados ampliam um pouco o volume do corpo, mas isso não impede as pessoas com quilinhos a mais de usarem também.

 

Tudo depende do quão bem a pessoa se sente com a roupa. Se você está feliz e satisfeita com o que vê no espelho, então, vá e frente.


Peças


Os babados estão nas mais diversas peças do vestuário feminino. Algumas são tradicionais e clássicas como em saias e camisas. Outras são menos convencionais, como em maiôs e biquínis, mas estão super em alta.


Saias


As saias, geralmente, ajudam a criar um look mais feminino e com os babados ficam ainda mais girlie. Se você quer ficar ainda mais fashion, pode optar por peças com babados em estampadas com animal print e mesmo o poá.

 

Para dar equilíbrio à silhueta, neste caso, opte por blusas um pouco mais justas e retas.


Camisas


Este é um item que toda fashionista tem, porque está sempre na moda, não depende muito de temporada. Você pode optar por peças com detalhes nas golas e mesmo nas mangas.


Roupas de banho


Maiôs e biquínis também adotaram essa tendência. No caso dos maiôs, é possível encontrar os do tipo tomara-que-caia com babados de ombro a ombro. Também há os com detalhes verticais. São super femininos e ajudam a dar um novo ar a peças tão tradicionais.


Onde usar?


Os babados podem ser usados nas mais diversas ocasiões, desde em ambientes de trabalho a vestidos de festa. Não há nenhuma restrição.

 

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02