Catanduvas

Catanduvas - Secretaria de Saúde inicia campanha Outubro Rosa

Catanduvas - Secretaria de Saúde inicia campanha Outubro Rosa

Para marcar o mês de conscientização de Luta Contra o câncer de mama e de colo de útero a Secretaria Municipal de Saúde iniciará no mês de outubro uma campanha para reforçar a necessidade das mulheres buscarem diagnósticos e prevenção destas doenças. O objetivo é conscientizar a população feminina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer.

 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

 

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal.

 

“A importância de fazer parte do Outubro Rosa é estimular as mulheres a adquirirem consciência, não somente durante o mês de outubro, é claro, mas sabemos que é uma forma de elas se cuidarem o ano todo. Por isso a secretaria de saúde desenvolve atividades em horário diferenciados para buscar o publico feminino principalmente das mulheres trabalhadoras”, ressalta o secretário de saúde Ademar Luiz Burckhardt

 

Diante deste cenário o primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, durante o mês de outubro, será realizado exames de Papanicolau todas as segundas-feiras das 08h00min as 11h00min e das 13h00min as 16h00min, todas as quartas-feiras das 08h00min as 11h00min horas e a noite nos dias 01, 02, 03, 04, 08, 09, 10 e 11 a partir das 18h30min no Posto de Saúde central.

 

No mês de outubro haverá ônibus todas as terças feiras de manha e quintas feiras à tarde para realização de mamografia.

 

Agende seu horário no centro de saúde ou pelo telefone: 3234-8580

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA