Catanduvas

Catanduvas - Saúde realiza campanha de Conscientização de luta contra Hepatites Virais

Catanduvas - Saúde realiza campanha de Conscientização de luta contra Hepatites Virais

Para marcar o mês de conscientização de Luta Contra as Hepatites Virais a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda dia 02, uma campanha que se estenderá todo o mês de julho para reforçar a necessidade das pessoas buscarem diagnósticos e prevenção destas doenças.

 

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacina contra hepatite B, principal medida de prevenção da doença e disponível para a população em geral nas unidades de saúde.

 

As hepatites são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.

 

A transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack). Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e realização de tatuagens e por meio de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

 

A maioria das pessoas portadoras não tem sintomas e não sabe que tem o vírus e que o está transmitindo. Por isso, enfatizamos a importância de ações que reforcem a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção

 

Diante deste cenário, o TESTE RÁPIDO é o primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, sendo realizado durante o mês de julho, todas as quartas-feiras das 09h00min as 11h30min e das 13h00min as 16h00min no Posto de Saúde Central e nas localidades de Ibiracema dia 19/07 e Santa Cruz dia 24/07 no período da tarde.

 

VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO A PARTICIPAR DESTA CAMPANHA E A REALIZAR OS EXAMES.

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA