Catanduvas

Catanduvas - IV Mobilização de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Catanduvas - IV Mobilização de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

Com esse objetivo o município de Catanduvas, através do CRAS, desenvolve todos os anos um concurso de redação com os alunos do 5º ano das escolas do município. O concurso acontece da seguinte maneira: os alunos participaram do teatro no dia 18 de abril, que abordou o tema da violência sexual infantil, e depois com a ajuda dos professores confeccionaram as redações, cada escola escolheu a melhor redação de cada turma. As redações finalistas foram analisadas por uma comissão julgadora, que escolheu a redação campeã.

 

No dia 18 de maio, foi realizada uma passeata com todos os alunos que participaram do concurso, cerca de 170 crianças. Em seguida aconteceu a premiação do concurso, onde o primeiro lugar ganhou um tablete, e os demais finalistas ganharam jogos educativos. Após a premiação as crianças tiveram uma tarde recreativa, com cama elástica, brinquedos infláveis, brincadeiras, e lanche.

 

O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social/ CRAS, e contou com a colaboração da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Departamento de Esporte, Departamento de Cultura, Conselho Tutelar e CMDCA.

 

Os alunos finalistas foram:

 

Escola Municipal Professora Maria Mayer:

5º ano A – Gabriel Vasconcelos Ramos

5º ano B – Danielly Oliveira dos Santos

5º ano C- Tayla Raiane Tavares Fonseca

Escola Municipal Professor Valentin Bernardo Thisen

5º ano- Estefani Vitoria Claro dos Santos

Escola Cuca Legal – FEDUCAT

5º ano- Yasmim Nunes Fell

Escola Rural Municipal Frei Henrique Soares de Coimbra

5º ano- Vilmar Silveira Domingos

Escola Municipal São Marcos

5º ano- Kemilly da Silva

Escola Municipal Tiradentes

5º ano A – Victoria da Silva Souza

5º ano B – Elis Cristina de Souza Calliari

E a redação que ganhou o primeiro lugar deste ano foi a da aluna da Escola Cuca Legal- Feducat Yasmim Nunes Fell.

 

 

Por Assessoria