Catanduvas

Catanduvas - CMEI realiza projeto Horta Sustentável

Catanduvas - CMEI realiza projeto Horta Sustentável

O Projeto Horta Vertical Sustentável foi realizado no CMEI - Esperança do Amanhã, a partir da parceria entre a acadêmica do curso de Gestão Pública da Neaduni – Unioeste, e, professora desta instituição de ensino Suelen Borsoi, juntamente com a Prefeitura Municipal de Catanduvas com parceria da Itaipu Binacional representada pela educadora e engenheira ambiental, além de técnica da Coleta Seletiva do Município de Catanduvas Claudia L. Maziero.

 

Este projeto é resultado da prática envolvendo ensino, pesquisa e extensão, ou seja, a interação entre universidade e sociedade, aplicando diretamente o conhecimento obtido visando melhorar a sociedade como um todo. Portanto, a acadêmica elaborou o projeto como atividade do componente curricular do curso de Gestão Pública, aplicando o mesmo idealizado e gerando retorno na sociedade.

 

A Horta Vertical Sustentável contou com a colaboração direta dos alunos e seus familiares das turmas de pré-escola, bem como a cooperação das professoras, gestores do CMEI e gestores e outros funcionários municipais. A participação efetiva das crianças nas práticas do projeto servirá para estimular atividades ligadas ao meio ambiente, ao cultivo e consumo de hortaliças, verduras, legumes ou frutas, a consciência ambiental e sua importância para a sociedade, a reutilizar materiais recicláveis, e aproveitar um espaço diferente no ambiente escolar, devido à ausência de um espaço específico para a implantação de uma horta. Sensibilizar o olhar da criança para construir um mundo melhor através da consciência ecológica. Conscientização, também, da necessidade de conservação dos recursos naturais, com a ajuda de materiais recicláveis. As professoras podem trabalhar o conceito de sustentabilidade desde cedo, desenvolvimento das habilidades específicas do aluno, despertar o interesse das crianças por uma alimentação saudável, além de melhorar o nível de higiene do ambiente escolar.

 

Agradecimento às empresas que fizeram doação dos pallets que serviram de estrutura para a horta: Primato e Lagos Materiais de Construção.

 

 

 

SICREDI 02
ULIFARMA