Cantu

Mapas de Laranjeiras, Marquinho e Virmond podem sofrer alterações. Entenda

Mapas de Laranjeiras, Marquinho e Virmond podem sofrer alterações. Entenda

Uma informação que pode mudar o mapa e a dimensão territorial de três municípios da Cantu, foi anunciada nesta terça dia 20, pelo prefeito de Virmond, Neimar Granoski.

 

O prefeito esteve em Curitiba, no Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), onde recebeu um documento do órgão que elaborou proposta de um novo mapa alterando as áreas dos municípios envolvidos o que pode alterar as divisas entre Virmond, Laranjeiras do Sul e Marquinho.

 

Entenda

 

Há 28 anos, moradores da comunidade de Santa Luzia, que pertence a Laranjeiras do Sul, vivem um drama sem precedentes. A área que gira entre 250 e 300 alqueires, onde moram dezenas de famílias está impossibilitada de ser atendida pela prefeitura laranjeirense. Acontece que para que as máquinas cheguem ao local é preciso passar pelo município de Virmond e de acordo com a Justiça, isso é ilegal, portanto as estradas estão há anos sem manutenção. Isso vem criando grande dificuldade para quem vive lá, pois além disso, os proprietários rurais vivem o impasse de não saberem se as terras estão localizadas em Virmond ou em Laranjeiras do Sul.

 

Trâmite

 

A incerteza quanto a real situação das divisas gera insegurança na população, devido a dúvidas de cunho de registro civil, questões fundiárias, de domicílio eleitoral, problemas tributários, sem falar na questão da aplicação de verbas públicas em município diverso. Além disso, é importante mencionar que algumas comunidades se encontram praticamente isoladas, dado o distanciamento entre a sede municipal e o distrito ou, então, muitas vezes, por obstáculos naturais. Essas incorreções encontradas em muitos limites municipais podem se justificar pela dificuldade de sua identificação exata, permitindo o erro na criação da lei, pois, na época da emancipação, não existia a tecnologia de Sistema de Posicionamento Global (GPS). Entretanto, hoje, com tal sistema é possível identificar e descrever as divisas de forma mais precisa e condizente com a realidade fática dos municípios.

Seguindo o que determina a Legislação, o ITCG elaborou uma proposta que será apreciada pelas Câmaras de Vereadores dos três municípios e depois de votada e aprovada, encaminhada para outras esferas
políticas para que possa ter efeito legal.

 

Virmond

 

O prefeito Neimar Granoski antecipa que a partir do momento que o ITCG produz um documento sugerindo alteração no domínio territorial dos municípios envolvidos, já é uma vitória. “Foram anos de luta para que chegássemos pelo menos nesse ponto. Agora vamos encaminhar essa proposta para que os vereadores de Laranjeiras, Marquinho e Virmond, aprovem a alteração sugerida para que possamos resolver definitivamente uma situação que tem trazido enormes problemas para as administrações municipais e principalmente para quem mora naquela região. Vamos lutar para que a comunidade de Santa Luzia seja integrada ao município de Virmond, será bom para todos”, enfatizou o prefeito. (Com Jornal Correio do Povo)

 

 

 

SICREDI 02