Diamante do Sul e Ibema recebem assembleias do Sicredi
Sicredi Grandes Lagos PR/SP está realizando suas assembleias anuais, que já se consolidaram como um instrumento importante de transparência e sempre com grande participação dos associados.
No total serão 27 encontros presenciais de prestação de contas para apresentar o resultado e os principais números alcançados pela cooperativa em 2023, além das principais frentes de trabalho do planejamento para 2024
Com o objetivo de apresentar os resultados e decidir sobre as estratégias para 2024, as cooperativas do Sicredi darão início às assembleias anuais. Os encontros da Sicredi Grandes Lagos PR/SP começaram no final de janeiro e irão até o início de março, no formato presencial.
As assembleias são mais uma oportunidade para que os associados, os donos do negócio, possam acompanhar e decidir a respeito de pautas e estratégias importantes da cooperativa, sendo um dos diferenciais do modelo cooperativo. Durante os encontros são apresentadas e votadas questões a respeito dos resultados financeiros que serão distribuídos ou investidos, entre outras pautas.
“Mais uma vez estamos entrando no período assemblear, momento mais importante para a cooperativa, onde o associado pode acompanhar o andamento, votar e deixar sua voz, exercendo seu papel de dono do negócio. Estamos nos preparando para receber um grande público e apresentar o crescimento da Sicredi Grandes Lagos”, destaca o presidente Orlando Muffato.
Em 2023, após dois anos de restrições de participação devido a pandemia, as assembleias voltaram a ser realizadas com grande público. A Sicredi Grandes Lagos reuniu mais de 8 mil pessoas, das quais mais de 6 mil associados. Ao todo, 15 cidades do Paraná e cinco do litoral de São Paulo receberam a prestação de contas referente ao
exercício financeiro de 2022. Em 2024, serão 26 assembleias de núcleo, além da Assembleia Geral Ordinária (AGO) no dia 07 de março que encerra as prestações de contas.
No sistema Sicredi foram realizadas mais de 1,4 mil assembleias nas mais de 100 cooperativas do Sicredi em todo o país, que tiveram a participação de aproximadamente 700 mil associados. Além das assembleias presenciais, o Sicredi conta com a Plataforma de Assembleias Digitais, promovendo a participação democrática dos associados com toda a comodidade do modelo digital. No ano passado, 41% dos associados participaram presencialmente, 51,5% por meio da Plataforma e, ainda, 7,5% acompanharam as assembleias nas agências do Sicredi, de forma digital.
Neste último dia 31 de janeiro as cidades de Diamante do Sul e Ibema receberam as assembleias e a Cantu estava lá.
Confira tudo em reportagem de Gesi Sluzarski e Jr Cecato.