Candói

Candói - Secretaria de Educação realiza formatura do PROERD

Candói - Secretaria de Educação realiza formatura do PROERD

No dia dia 05 de julho, crianças de todas as escolas da rede municipal de Candói participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que aconteceu no Centro Cultural na sede do município.

 

O programa é uma prática criada a partir da adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E. surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

As crianças aprendem boas práticas de cidadania durante 10 aulas com soldados da PM, e ao fim das aulas ocorre a formatura que conta solenidades, apresentações e certificados. O PROERD foi desenvolvido com todas as turmas dos 5º anos das Escolas municipais. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além de sua presença física em sala de aula como educador social, ainda proporciona um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

 

A solenidade contou a presença da Secretária de Educação Andreia Savoldi Teixeira, o Secretário de Governo Daniel Silva, o Secretário de Cultura e Turismo, Adilson Kruk da Costa, o presidente da Câmara de Vereadores Valdir Costa, os vereadores Celso Turok, Sérgio Vargas, os policiais que ministraram as aulas: Soldado: Cleri de Fátima Virmond de Souza; Soldado: Matilde Queiróis de Paula Louro; Soldado: Elizangela Aparecida Buss Calisário; Soldado: Celso Luís Calisário além de diretores, professores, famílias, também esteve presente, o Sargento Antônio Carlos Oliveira e José Tomaz Szymczak, o (palhaço Goiabada).

 

A formatura se deu em dois períodos sendo no turno da manhã 152 alunos da Escola Municipal Ormi França Araújo, com a diretora Juliana Ferreira; e no período da tarde as escolas do campo:

 

Escola Municipal do Campo Heraclides Mendes Araújo
Diretora: Eloize do Belém Carneiro
Total de alunos: 39
Escola Municipal do Campo Emilio Francisco da Silva
Diretora: Paula Daiana Deschk
Total de alunos: 33
Escola Municipal do Campo Francisco Solano Bueno
Diretora: Emília Chicóra
Total de alunos: 26
Escola Municipal do Campo São Pedro
Diretora: Maristela M. do Prado Benek
Total de alunos: 14
Escola Municipal do Campo Miguel Martim
Diretor: Rosenildo Bayer Cordeiro
Total de alunos: 8

 

A equipe da Secretaria de Educação do Município em nome da secretária Andreia Savoldi Teixeira, agradeceu ao Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, senhor Tenente Coronel Ronaldo de Abreu por todo suporte e pelo sucesso do programa em mais uma edição na cidade de Candói.


“Quero agradecer também a toda equipe das escolas professores, funcionários, alunos e, aos PM’s que fizeram um excelente trabalho de prevenção e combate as drogas em Candói”, disse Andreia.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02