Candói

Candói - Saúde convoca população para tomar vacina contra febre amarela

Candói - Saúde convoca população para tomar vacina contra febre amarela

A Secretaria de Saúde, está convocando toda a população do município de Candói, que tenha nove meses até 50 anos, para tomar a vacina contra febre amarela, que está disponível nos postos de saúde da Sede e no interior. O Ministério da Saúde disponibilizou mais doses para o município.

 

A preocupação dos profissionais da saúde de Candói, é sobre a baixa procura pela vacinação, principalmente no interior. As vacinas estão disponíveis nos postos das comunidades da Lagoa Seca, Cachoeira, Paz e São Pedro e para atingir o maior número de pessoas, está sendo exigida a carteirinha de vacinação dos pais, no momento da imunização dos filhos.

 

De acordo com a enfermeira Rosana Oliveira, está sendo discutido junto ao secretário de saúde Juarez Turco, uma campanha para chegar até as comunidades do município. “As áreas de risco estão localizadas próximas as matas, precisamos chegar até essas regiões e imunizar todos os moradores. Pedimos a compreensão da população que não sacrifique os macacos, pois eles não são os transmissores da febre amarela e sim hospedeiro. Caso encontre um animal morto, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde, que vai acionar uma equipe especializada de Curitiba, para analisar os restos mortais do animal”, ressaltou.

 

Doença:

 

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. As primeiras manifestações da doença são, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

 

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus e no meio urbano, a transmissão é através do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue.

 

 

 

SICREDI 02