Candói

Candói - Erva mate: Palestra sobre cultivo e aumento da produtividade é realizada

Candói - Erva mate: Palestra sobre cultivo e aumento da produtividade é realizada

Cerca de 20 pessoas participaram na tarde desta quinta dia 17, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), de uma palestra sobre as práticas culturais para o manejo e aumento da produtividade da erva-mate.

 

O encontro contou com a presença do Hilário Milanese, engenheiro agrônomo e responsável pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), unidade no município, Vinicius Tina, técnico florestal da EMATER em Guarapuava, vereadores e os produtores rurais.

 

Na ocasião foram discutidos vários assuntos, entre eles, o ambiente produtivo dos ervais, além da cultura, implantação, manejo florestal, expectativa de mercado e a qualidade das mudas.

 

De acordo com o técnico responsável pela palestra, Vinicius Tina, o Brasil é o maior produtor de erva mate do mundo e o Paraná, o maior produtor do país. No estado, cerca de 140 municípios que estão localizados principalmente no Centro-Sul produzem a erva mate em grande escala.

 

O técnico ressaltou a importância da produção de erva mate principalmente para os pequenos produtores. “O manejo de ervais nativos representa um dos sistemas agroflorestais mais antigos da região, o que permite a utilização mais eficiente dos recursos naturais na propriedade, a diversificação e a redução dos riscos na produção e consequentemente o aumento da renda dos produtores, principalmente na agricultura familiar”, disse.

 

 

 

SICREDI 02