Candói

Candói - Não Cale-se chega a sede do município

Candói - Não Cale-se chega a sede do município

As mulheres do Município de Candói se reuniram nesta terça dia 23, para falar sobre cuidados, câncer de mama, câncer de colo de útero e violência contra a mulher.

 

A roda de conversa, Não Cale-se, é mais uma das ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e o NASF - Núcleos Ampliado de Saúde da Família, que já aconteceram nas regiões administrativas, e agora, chega a sede da cidade.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Juarez Turco, não é apenas em uma única data que a classe feminina deve preocupar-se com a saúde. “É bom ver a casa cheia, ver que as mulheres estão preocupadas, em busca de informação, em busca de uma melhor qualidade de vida. O diagnóstico e o conhecimento são essenciais, melhores meios de prevenção. E isso deve se estender ao longo dos anos, não buscar ajuda apenas me mês de campanha”, enfatiza.

 

Para a assistente social, Melissa de Souza, muitas mulheres vítimas de violência, sentem-se culpadas e acabam não denunciando. “Elas apanham e se culpam devido ao sistema patriarcal em que foram criadas. Precisamos mudar essa visão de mundo, trazer orientações para que elas saibam identificar quais são os tipos de violência e contem umas com as outras nessa hora de dificuldade, até para denunciar”.

 

A Prefeitura Municipal, junto as secretarias, apoia a causa e desenvolve ações desde o início do mês de outubro, caracterizado e conhecido como Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero. 

 

 

 

SICREDI 02