Candói

Candói - Município recebe palestra sobre Mal de Chagas

Candói - Município recebe palestra sobre Mal de Chagas

O município de Candói recebeu na última terça dia 26, uma palestra sobre o Mal de Chagas. Oferecida pela 5ª Regional de Saúde, teve como tema ‘Os barbeiros, como combatê-los’, e contou com a presença de agentes de saúde, de endemias, vigilância sanitária e epidemiologia do município.

 

De acordo com técnicos em entomologia, Nélio Reis e Cleofas Zilli, é necessária essa troca de informações com quem está em campo. “Os agentes estão junto à comunidade, por isso a importância de discutirmos a volta de parasitas como os barbeiros que podem causar a doença de Chagas. Com essas informações, os agentes conseguem orientar a população para prevenir e como agir caso encontre o inseto’, pondera Reis.

 

A doença de Chagas é comum em locais onde o barbeiro é encontrado, como América do Sul e América Central. Ele é o responsável pela transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi ao homem. A doença pode ser leve, causando inchaço e febre, ou pode durar muito tempo. Se não for tratada, pode causar insuficiência cardíaca congestiva.

 

O tratamento para a doença de Chagas se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas. A melhor maneira de evitar o inseto é manter os locais limpos.

 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02