Candói

Candói - Cavalgada da Integração: Coleta de material dos animais para exames será realizada na próxima semana

Candói - Cavalgada da Integração: Coleta de material dos animais para exames será realizada na próxima semana

A coleta de materiais dos cavalos que participarão da 20ª Cavalgada da Integração, em Candói, será realizada a partir da próxima segunda dia 22.

 

Os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e mormo serão realizados em etapas, sendo:

 

Segunda-feira (22/07): Passo Grande às 9h, São Pedro às 14h e Rio Novo às 16h.

Terça-feira (23/07): Lagoa Seca às 9h, São Roque às 13h, São João Batista às 15h e Xaxim às 17h.

Quarta-feira (24/07): Paz às 9h, Matas do Cavernoso e Três Palmeiras às 14h.

Quinta-feira (25/07): No município de Candói, às 9h.

 

Os exames serão realizados nos centros comunitários de cada comunidade e na sede, de frente a Secretaria de Agricultura, ao lado da prefeitura.

 

Depois da coleta, os exames serão encaminhados para o laboratório. Após a realização do procedimento, o participante deve providenciar junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), o Guia de Trânsito Animal (GTA), que deverá ser apresentado no dia 21 de agosto, 1º dia da cavalgada.

 

De acordo com o veterinário Anderson Lineu Martins, o exame é exigido quando há aglomeração de animais. “A anemia infecciosa e o mormo são doenças facilmente transmissíveis entre os cavalos. Se um animal estiver infectado, pode contaminar os demais, caso o resultado de positivo para uma dessas doenças, o animal deverá ser sacrificado”, disse.

 

Durante o período de coleta, os profissionais da área disponibilizarão a vacinação contra influenza equina. Mais informações sobre coleta de materiais, entrar em contato com o médico veterinário responsável Anderson Lineu, no (42) 9 88304148.

 

 

 

SICREDI 02