Candói

Candói - Município sedia Conferência da Criança e Adolescente

Candói - Município sedia Conferência da Criança e Adolescente

Como intuito de cuidar dos pequenos e dos jovens, o município de Candói realizou na última sexta dia 09, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, o evento traz para o conhecimento e debate questões ligadas a melhoria da qualidade de vida para a população de 0 a 18 anos. A Conferência aborda temas variados, neste ano apresenta a discussão “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das Violências”.

 

Os encontros acontecem de dois em dois anos, tendo um na esfera municipal, outro na esfera estadual, e, por fim um em caráter nacional, promovendo debate, reflexão e de deliberação como explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fatima de Almeida Macedo. “As Conferências têm uma importância impar na condução da política pública da criança e do adolescente. É o momento em que avaliamos, pensamos o que temos feito e o que ainda temos por fazer. Lembramos que as novas propostas e sugestões não podem ser engavetadas, mas precisam ser efetivadas, colocadas em pratica. Tudo que for discutido no dia de hoje busca a melhora da qualidade de vida da população que se enquadra nessa faixa etária”.

 

Para manter os custos deste programa foi criado o Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/PR), que tem por objetivo captar e aplicar recursos em ações destinadas ao atendimento infanto-juvenil, como explica a presidente. “O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PR, é responsável por deliberar sobre a aplicação dos recursos. Precisamos de dinheiro para poder realizar as ações, então discutimos como o será organizado essa quantia, como o município irá cumprir as propostas. É essencial que seja realizado tudo que colocarmos no papel”, acrescenta.

 

Algumas ações são praticadas na cidade e regiões administrativas como relata a secretária de Assistência Social, Sandra Kruk. “Este ano tivemos a experiência de trabalhar o judô nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, e deu muito certo. Nossos alunos estão competindo e conquistando medalhas fora do município. Também iremos fechar com encerramento e 1° campeonato de judô do SCFV de Candói. A Conferência é fundamental para falarmos sobre as diversas formas de trabalhar a prevenção, das ações que temos realizado, tanto na sede quanto no interior. É o momento de expor nosso trabalho, colocar nossas dificuldades e dividir com a população’, finaliza.

 

 

 

SICREDI 02