Candói

Candói - Agricultores participam de reunião sobre o PNAE

Candói - Agricultores participam de reunião sobre o PNAE

Cerca de 30 agricultores participaram na tarde desta quarta dia 25, de uma reunião com representantes da Secretaria de Educação e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

 

O encontro foi realizado no Centro Cultural Doridin Antunes, em Candói. O objetivo da reunião foi discutir sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a aquisição de alimentos que irão abastecer a rede municipal de ensino no ano que vem.

 

O mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ivan Junior de Oliveira, ressaltou o perigo dos agrotóxicos nos alimentos. “O Brasil é hoje um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. O perigo não coloca em risco apenas trabalhadores agrícolas e populações que vivem nas regiões pulverizadas, infelizmente, muitos agrotóxicos permanecem no meio ambiente e nos alimentos que serão consumidos”, ressaltou.

 

Em Candói, parte dos produtos da merenda escolar é comprada dos produtores rurais o que contribui com a melhoria da economia local. A compra é feita por meio de recursos federais recebidos através do PNAE e mais a contrapartida da prefeitura através de recursos próprios para oferecer alimentos de qualidade aos alunos.

 

Em média 74% do valor investido em alimentação, foram gastos com a compra direta do produtor rural. Atualmente mais de 1.700 estudantes são atendidos pelo programa no município.

 

 

 

SICREDI 02