Virmond

Virmond - Secretaria de Saúde emite nota sobre caso de meningite

Virmond - Secretaria de Saúde emite nota sobre caso de meningite

Leia a nota na íntegra.

 

Diante dos inúmeros questionamentos sobre os casos de meningite no município e também da divulgação de informações distorcidas, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de Virmond, traz alguns esclarecimentos sobre a doença e condutas da Secretaria frente aos casos.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Essa doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe (pela fala, tosse, por espirros e beijos), havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, namorado, etc.) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, dor de cabeça intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração, confusão mental e/ou manchas vermelhas na pele.

Nos casos confirmados de meningite no município, a Vigilância Epidemiológica, juntamente com a 5ª Regional de Saúde, está realizando a investigação dos casos e medidas de controle pertinentes já foram desenvolvidas.

Sabemos que as informações distorcidas gera intranquilidade pública, mas a Secretaria de Saúde ressalta que todas as condutas necessárias preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitar a disseminação da doença já foram tomadas.

Reforçamos a importância da vacinação nas crianças e adolescentes.

Manter a vacinação em dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene, como por exemplo a higienização das mãos, são importantes medidas de prevenção contra as meningites.

NO MOMENTO, NÃO É NECESSÁRIO A SUSPENSÃO DE AULAS.

Solicitamos que, caso sejam observados sinais e sintomas, como: febre de início súbito, vômito, náuseas, dor de cabeça e rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele, procurem a unidade de saúde para avaliação e orientação de um profissional de saúde.

Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância Epidemiológica, Virmond/Pr 

 

 

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02