Virmond

Virmond - Projeto Proteção de Fontes, integrando a vida rural

Virmond - Projeto Proteção de Fontes, integrando a vida rural

O Projeto de Proteção de Fontes integra a vida rural e tem por objetivo realizar a limpeza e proteção das nascentes, garantindo a qualidade de vida dos pequenos agricultores.

 

Garantir e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais de Virmond, são alguns dos objetivos do Programa de Proteção de Fontes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

 

E desta vez as propriedades atendidas foram a do Sr Inacio Waczak e do Sr Joel Nowaczyk, segundo o departamento de Meio Ambiente, neste ano de 2017 foram atendidas aproximadamente 10 propriedades rurais em todo o município.

 

 

Entre as ações do programa está o desenvolvimento de diversos projetos que somam e buscam melhorar ainda mais as pequenas propriedades.

 

De acordo com o Chefe do Departamento de Meio Ambiente do Município, Eliandro Pilarski, a tecnologia apresentada pelo Programa de Proteção de Fontes é de baixo custo e pode ser aplicada pelo próprio agricultor. “Nós realizamos orientações e em seguida o agricultor faz a limpeza da área com a desobstrução da fonte, quando necessário. Depois, com uso de rochas, unidas por uma mistura de "solo-cimento" é feita a proteção da nascente. Após é feita a colocação dos canos e tubos de drenagem, que por fim acontece a desinfecção da fonte", explicou.

 

 

O Secretário de Agricultura, Vilson Buskevicz lembra que o Proteção de Fontes tem um investimento muito baixo por parte do agricultor. “Nesse projeto o agricultor tem o custo com o material, que chega no máximo a R$ 50,00. Com projetos importantes como este a atual administração trabalha para garantir assistência e mais qualidade de vida ao homem do campo”, finalizou o secretário da pasta.

 

Esse projeto conta com a parceria da Emater/PR, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e alunos da rede municipal de ensino.

 

 

SICREDI 02