Três Barras do Paraná

Três Barras - Secretária de Saúde faz alerta contra dengue

Três Barras - Secretária de Saúde faz alerta contra dengue

A Secretaria de Saúde de Três Barras do Paraná alerta para os riscos da dengue nesta época do ano, que une calor, chuvas e alto consumo de produtos devido às festividades.

Mais de 3 mil casos de dengue foram registrados no Paraná desde o mês de julho, um aumento alarmante com relação ao mesmo período de 2018. De acordo com a Secretária de Estado da Saúde, 11 municípios já estão em situação de epidemia e outros 16 em estado de alerta.

No oeste paranaense, após o forte período de chuvas que assolou a região, o perigo aumenta ainda mais. Qualquer entulho pode se tornar foco para o Aedes Aegypt, até mesmo folhas grandes de plantas. Na quarta-feira (18), um mutirão de combate à dengue foi desencadeado em todo o Estado. A intenção é realizar uma grande mobilização.

Em Três Barras não há casos suspeito ou confirmados, mas isso não significa que os cuidados não são necessários. Para que esse cenário continue positivo, a população deve ficar atenta.

 

Confira as dicas:
Evite o acúmulo de água;
jogue fora plásticos e outros materiais que não são mais utilizados;
realize, diariamente, a limpeza de pratos de plantas e, de preferência, complete-os com areia;
coloque desinfetante nos ralos;
seja consciente com o lixo que você produz;

Sintomas
Os sintomas da dengue clássica incluem febre súbita e muito alta, acima de 40 graus, fortes dores de cabeça, dores intensas no corpo, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas e vômitos, manchas vermelhas na pele e cansaço excessivo. Já a hemorrágica, mais grave que a primeira, inclui dificuldade para respirar, perda da consciência, sangramento na boca, gengiva e nariz, vômitos intensos, boca seca, pulso fraco e pele pálida e fria. Caso qualquer um destes sintomas sejam identificados, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.(Com Click3).

SICREDI 02