Três Barras – Abastecimento de água entra em alerta
A falta de chuvas regulares, aliada à prolongada estiagem que afeta o Paraná, pode afetar o abastecimento de água em Três Barras, no Sudoeste.
O Rio Trigolândia, que abastece o município, apresenta redução de 60% no volume de água disponível para captação e tratamento, colocando o sistema em risco de rodízio já na próxima semana.
O gerente regional da Sanepar Rodolpho Tanaka Savelli pede que a população reduza o consumo de água, a fim de postergar a necessidade de aplicação do rodízio no abastecimento. “Entendemos que as altas temperaturas e a falta de chuva propiciam o aumento no consumo. Porém, a situação exige cuidados. A água deve ser priorizada para alimentação e higiene pessoal”, alerta o gerente.
DICAS E ORIENTAÇÕES PARA ECONOMIA DE ÁGUA:
TOMAR BANHO - Em cinco minutos de banho são gastos aproximadamente 30 litros de água.
ESCOVAR OS DENTES E FAZER A BARBA – Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de 13 litros de água. Não faça a barba durante o banho, para reduzir o tempo de chuveiro ligado.
USAR VASO SANITÁRIO – As caixas de descarga acopladas podem reduzir a vazão em um litro, se uma garrafa pet com esse volume, cheia de pedra ou água, for colocada na caixa. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Para uma família de quatro pessoas, a economia em um mês pode chegar a 480 litros.
LAVAR LOUÇA - O ideal é acumular a louça. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada.
CARRO E CALÇADAS – Deve-se reutilizar a água que sai da máquina de lavar roupa. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro.
VAZAMENTOS – Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia.
Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.
Por - AEN