Saúde & Beleza

Ser sempre jovem? Veja 5 benefícios de comer avelãs

Ser sempre jovem? Veja 5 benefícios de comer avelãs

Entre as muitas variedades de frutas secas, a avelã é, sem dúvidas, uma das mais apreciadas.

 

Poucos, no entanto, conhecem as propriedades destas sementes e os seus benefícios.

 


1. Para ossos mais saudáveis

 

As avelãs são uma excelente fonte do nutriente conhecido por manganês. Apenas uma porção de avelãs pode fornecer até 87% da dose diária recomendada.

Pesquisas sugerem que o manganês, em combinação com outros nutrientes, pode contribuir para melhorar a densidade mineral dos ossos – reduzindo assim o risco de aparecimento de condições como a osteoporose e dores nas articulações.

 

2. Promovem a saciedade

 

“Como a maioria dos frutos secos, as avelãs são altamente densas em nutrientes”, explica a especialista em dieta Rachel Fine à publicação Elite Daily. “Sobretudo porque são ricas em gorduras saudáveis monosaturadas, tais como ácido linoleico, ômega 3 e ômega 6”.

Estas gorduras, juntamente com a fibra que contêm, promovem a sensação de saciedade e reduzem a fome.

 

 

3. Melhoram a saúde do coração

 

As avelãs são ricas em ômega-9, que contribui para o aumento do chamado bom colesterol HDL e para a redução do mau colesterol ou LDL. Isso ajuda a prevenir a acumulação de placa nas artérias, daí diminuindo o risco de ataque cardíaco, enfarte e de outros problemas coronários.

 

 

4. Protegem a saúde da população mais idosa

 

Uma equipe de pesquisadores na Universidade de Oregon State, nos Estados Unidos, revelou que consumir avelãs ajuda a melhorar os níveis de vitamina E e de magnésio no organismo sobretudo dos indivíduos mais idosos.

Estes nutrientes estão associados a uma menor probabilidade de desenvolvimento de vários tipos de demência, como Alzheimer.

 

5. Previnem a danificação das células

 

As avelãs são uma ótima fonte de antioxidantes, que são “compostos que protegem contra a oxidação celular”, de acordo com a publicação Medical News Today. “Reduzem a extensão da danificação das células devido à presença de radicais livres”.