• (45) 99860-2134
  • contato@portalcantu.com.br
Portal CantuPortal CantuPortal Cantu
  • Notícias
    • Cantu
    • Paraná
    • Brasil & Mundo
    • Fique por dentro
    • Saúde & Beleza
    • Novelas
    • Classificados
    • Previsão do Tempo
  • Cidades
      • Campo Bonito
      • Candói
      • Cantagalo
      • Catanduvas
      • Diamante do Sul
      • Espigão Alto do Iguaçu
      • Foz do Jordão
      • Goioxim
      • Guaraniaçu
      • Ibema
      • Laranjeiras do Sul
      • Marquinho
      • Nova Laranjeiras
      • Palmital
      • Pinhão
      • Porto Barreiro
      • Quedas do Iguaçu
      • Reserva do Iguaçu
      • Rio Bonito do Iguaçu
      • Três Barras do Paraná
      • Virmond
  • Eventos
    • Galeria de fotos
    • Agenda de eventos
  • TV Cantu
  • Garota Cantu
  • Rádio Cantu
    • Programação
    • Anuncie na Rádio
    • Mande seu Recado
    • Ouvir On Line!
  • ANUNCIE
    • Anuncie no Portal
    • Anuncie na Rádio
    CLIQUE AQUI E OUÇA A RÁDIO CANTU!
    Rádio Cantu: 45 99860-2134
    Saúde & Beleza

    Pesquisa e uso da cannabis avançaram no Brasil nos últimos anos

    11 Julho 2022
    Pesquisa e uso da cannabis avançaram no Brasil nos últimos anos

    Nos últimos 10 anos, as pesquisas e o uso legal de cannabis medicinal aumentaram muito no Brasil.

    Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o avanço acompanha a tendência mundial de regulamentação de medicamentos feitos à base da planta, popularmente conhecida como maconha.

    “Isso acontece muito pela ação de familiares de pacientes, de pacientes organizados em associações, isso está crescendo muito. São dezenas de milhares de pessoas que fazem tratamento medicinal com cannabis, isso não existia há 10 anos atrás. Tem um monte de gente que tem autorização para importar, que consegue comprar na farmácia, embora seja caríssimo.”

    Ele participou do seminário internacional Cannabis amanhã: um olhar para o futuro, que ocorreu ontem (9) e hoje (10) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (Apepi).

    Tradição e proibição

    Para o professor, a proibição da cannabis no Brasil não cumpriu o que prometeu - diminuir o uso recreativo da substância e a violência envolvida no mercado ilegal da planta - e isso está sendo percebido pela população.

    “As pessoas estão se conscientizando de que foram enganadas, de que muita injustiça foi cometida em nome dessa guerra contra a maconha e que, na verdade, se elas precisam, ou se algum familiar, algum amigo precisa dessa substância para lidar com situações de vida ou morte, elas são capazes de romper as amarras desse difamação que a maconha sofreu por muitas décadas.”

    Também palestrante no evento, o líder indigenista e ambientalista Ailton Krenak lembra que a cannabis foi introduzida no Brasil pelos povos africanos e, depois incorporada aos rituais de alguns povos indígenas há 300 anos.

    “A gente não pode naturalizar a ideia de que a cannabis integra o repertório de conhecimento dos povos originários daqui da América do Sul. Ela não é nativa daqui, ela veio para cá com os povos que vieram da África, né? Tem gente que acha que ela entrou pelo Caribe, pela América Central, tem outros historiadores que dizem que os povos que vieram do Benim, da África, levaram ela para o Maranhão e daí ela entrou na Amazônia.”

    Krenak destaca a importância das plantas medicinais no saber tradicional dos povos originários, muitas cantadas em rituais tradicionais e outras integrantes de mitos fundadores desses povos.

    “O uso medicinal e o uso ritualístico, ele foi integrado a outras práticas, assim como a jurema. A jurema é daqui, é nativa, os povos indígenas do Nordeste têm os rituais da jurema e assimilaram essa planta que veio da África como uma planta que é parente da jurema”.

    Associação

    A advogada Margarete Brito, fundadora e diretora da Apepi, explica que a associação foi criada em 2014 para ajudar familiares e pacientes que viram na cannabis medicinal uma grande melhora na qualidade de vida de pessoas com doenças rara e neurológicas, como epilepsia. A família dela foi a primeira a conseguir autorização judicial para plantar a maconha e extrair o óleo medicinal em casa e, depois disso, criou a Apepi para ajudar outros pacientes. Atualmente, a associação fornece o óleo para quase 4 mil pacientes.

    Este é o terceiro evento que a associação promove em parceria com a Fiocruz, sendo o primeiro em 2018. De acordo com Brito, os palestrantes apresentaram muitos avanços nas pesquisas, esclarecimento médico e no uso da cannabis medicinal no país.

    “Até por relato de participantes, médicos, pesquisadores que estão nessa edição, dizendo o quanto o debate avançou. As associações já estão conseguindo plantar e abrir espaço para pesquisa. Hoje, a Apepi tem parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e com a Unicamp, que faz a dosagem de todos os óleos. No último seminário, em 2019, isso nem existia.”

    Ela destaca a importância de se amadurecer o debate em torno da maconha medicinal, até para baratear o acesso aos medicamentos, ainda muito caros. Para a advogada, o preço pode baixar com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 399/15, que regulamenta o plantio de Cannabis sativa para fins medicinais e a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta. O PL foi aprovado na comissão especial da Câmara dos Deputados no mês passado, mas que teve o trâmite novamente interrompido.

    “Ainda é muito caro. Além de melhorar o acesso, você gera riqueza para o país, né? Porque hoje existem inúmeras pessoas que ainda usam o produto que vem lá de fora, pagando em dólar. Como o Sidarta diz, é igual você importar mandioca para fazer farinha.”

    Pesquisa

    O médico sanitarista e assessor de relações institucionais da Fiocruz, Valcler Rangel, explica que a Fiocruz pretende implantar ações para induzir a pesquisa na área, com o objetivo de possibilitar o uso da cannabis medicinal como um recurso para a saúde pública.

    "A gente está formulando uma proposta de indução de pesquisas e estudos amplos nessa área, estudos interdisciplinares, pegando no campo biológico, dos estudos clínicos e também das ciências sociais. A ideia é induzir estudos voltados para essa questão do uso medicinal da cannabis, com a constituição de plataformas de análise e a criação de um grupo de trabalho permanente com o pessoal das universidades e da sociedade civil, que trabalhe uma agenda combinada das instituições para esse enfrentamento das dificuldades do uso da cannabis”.

    Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que canabinoides são eficazes no tratamento de doenças neurológicas.

    Estudos indicam parkinson, glaucoma, depressão, autismo e epilepsia. Além disso, há evidências da eficácia dos canabinoides contra dores crônicas, em efeitos antitumorais e também contra enjoos causados pela quimioterapia, além da aplicação no tratamento da espasticidade causada pela esclerose múltipla.

    Os canabinoides também demonstraram evidências de que são efetivos para o tratamento da fibromialgia, distúrbios do sono, aumento do apetite e diminuição da perda de peso em pacientes com HIV; melhora nos sintomas de síndrome de Tourette, ansiedade e para a melhora nos sintomas de transtornos pós-traumáticos.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Por - Agência Brasil

    Hashtag: Brasil
    Dê seu voto!
    ( 0 Vote )
    SICREDI 02

    Últimas Notícias no Portal Cantu

    Incêndio destrói oficina mecânica e 15 carros
    Paraná
    28.01.26 - 17:08

    Incêndio destrói oficina mecânica e 15 carros

    Laranjeiras do Sul - Traficante de cocaína é preso após monitoramento policial
    Laranjeiras do Sul
    28.01.26 - 16:38

    Laranjeiras do Sul - Traficante de cocaína é preso após monitoramento policial

    Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso
    Saúde & Beleza
    28.01.26 - 16:25

    Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso

    Nova fase do Olho Vivo chega ao Oeste e Noroeste e já tem 830 câmeras instaladas
    Paraná
    28.01.26 - 16:12

    Nova fase do Olho Vivo chega ao Oeste e Noroeste e já tem 830 câmeras instaladas

    Em destaque!

    Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso

    Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso

    Caso Master: PF vai apurar suposta campanha contra o BC nas redes

    Caso Master: PF vai apurar suposta campanha contra o BC nas redes

    Moraes nega encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro

    Moraes nega encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro

    Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

    Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

    Lotofácil - Resultado do concurso 3598

    Lotofácil - Resultado do concurso 3598

    Quina - Resultado do concurso 6938

    Quina - Resultado do concurso 6938

    Mega-Sena - Prêmio acumula e vai a R$ 102 milhões

    Mega-Sena - Prêmio acumula e vai a R$ 102 milhões

    PF adia depoimentos de três investigados no inquérito do Banco Master

    PF adia depoimentos de três investigados no inquérito do Banco Master

    Garota Cantu

    Thalia Panatto - Garota Cantu - Janeiro 2026
    01.01.26 - 20:13

    Thalia Panatto - Garota Cantu - Janeiro 2026

    Nayane Camilo - Garota Cantu - Dezembro 2025
    01.12.25 - 20:29

    Nayane Camilo - Garota Cantu - Dezembro 2025

    Julia Barboza - Garota Cantu - Novembro 2025
    01.11.25 - 09:18

    Julia Barboza - Garota Cantu - Novembro 2025

    Lucimara Cardoso - Garota Cantu - Outubro 2025
    01.10.25 - 21:38

    Lucimara Cardoso - Garota Cantu - Outubro 2025

    TV CANTU

    Guaraniaçu - Óleo na via urbana causa inúmeros acidentes
    27.01.26 - 20:04

    Guaraniaçu - Óleo na via urbana causa inúmeros acidentes

    Guaraniaçu – Acidente é registrado na BR 277 em frente a madeireira
    18.12.25 - 15:46

    Guaraniaçu – Acidente é registrado na BR 277 em frente a madeireira

    Laranjeiras - PRF apreende mais de 1,1 tonelada de maconha na BR-277
    18.12.25 - 14:46

    Laranjeiras - PRF apreende mais de 1,1 tonelada de maconha na BR-277

    Virmond - Batida entre carros deixa quatro pessoas em estado grave na BR 277
    18.12.25 - 08:57

    Virmond - Batida entre carros deixa quatro pessoas em estado grave na BR 277

    • Home
    • Quem Somos
    • Privacidade
    • Anuncie no Portal Cantu
    • Anuncie na Rádio Cantu FM
    • Noticias
    • Cidades
    • Tv Cantu
    • Cantu FM
    • Classificados
    • Saúde & Beleza
    • Garota Cantu
    • Eventos
    • Notícias policiais
    • Twitter
    • Facebook
    • Youtube
    • Entre em contato conosco

    WhatsApp: 45 99860-2134

    © 2017 Portal CantuSite desenvolvido por: Renato Miranda
    • Notícias
      • Cantu
      • Paraná
      • Brasil & Mundo
      • Fique por dentro
      • Saúde & Beleza
      • Novelas
      • Classificados
      • Previsão do Tempo
    • Cidades
      • Abrir
        • Campo Bonito
        • Candói
        • Cantagalo
        • Catanduvas
        • Diamante do Sul
        • Espigão Alto do Iguaçu
        • Foz do Jordão
      • Abrir
        • Goioxim
        • Guaraniaçu
        • Ibema
        • Laranjeiras do Sul
        • Marquinho
        • Nova Laranjeiras
        • Palmital
      • Abrir
        • Pinhão
        • Porto Barreiro
        • Quedas do Iguaçu
        • Reserva do Iguaçu
        • Rio Bonito do Iguaçu
        • Três Barras do Paraná
        • Virmond
    • Eventos
      • Galeria de fotos
      • Agenda de eventos
    • TV Cantu
    • Garota Cantu
    • Rádio Cantu
      • Programação
      • Anuncie na Rádio
      • Mande seu Recado
      • Ouvir On Line!
    • ANUNCIE
      • Anuncie no Portal
      • Anuncie na Rádio