Saúde & Beleza

3 motivos para começar a fazer alongamento

motivos para começar a fazer alongamento

Você é um daqueles que gosta de atividade física e ao mesmo considera o alongamento como um “saco”?

 

Pois é, esse sacrifício antes do seu momento de lazer pode te livrar de muitos revezes. Nesse sentido, saiba na sequência as três vantagens do alongamento para o exercício físico.

 

Previne lesões

Não importa se você esperou por muito tempo para jogar aquele futebol com os amigos, beach tennis e qualquer outra atividade física, ou seja, cumpra com uma série de alongamentos para evitar possíveis danos. São alguns minutos de sacríficos que valem a pena.

 

“A falta de alongamento pode levar a várias lesões, principalmente nas nossas articulações e também nos nossos ligamentos”, disse com exclusividade para o Sport Life a professora do curso de Educação Física do CEUB (Centro Universitário de Brasília) Hetty Lobo.

 

Importância

“O alongamento é essencial para as nossas atividades diárias. Muitas vezes as pessoas confundem e pensam que não é necessário fazer o alongamento. O alongamento vai nos trazer o benefício junto com a flexibilidade, que deve ser trabalhada ao longo das nossas vidas. Porque nós vamos perdendo essa flexibilidade com o passar dos anos. Perdendo essa flexibilidade, pode sim nos levar a essas lesões”, orienta Lobo.

 

Antes e depois

O fim do “play” já é o momento para se trocar no vestiário para depois confraternizar com a turma de amigos? Errado! Dedica alguns minutos para se alongar e posteriormente verá o quão será benéfico para o seu dia a dia.

 

“Realizar o alongamento antes e após o exercício físico. Vai trazer só benefícios para o nosso corpo e um alívio para as nossas dores. É de extrema relevância. Tão aí várias atividades como pilates, que trabalha o nosso fortalecimento muscular”, termina Hetty.

 

Ressalva

A ponderação é necessária apenas para os atletas de alto rendimento. A Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, publicou um estudo no Journal of Strength and Conditioning Research em que mostrou que os alongamentos estáticos devem ser feitos somente depois do exercício. Esse tema foi publicado no ano de 2008 e até aqui não houve nenhum desdobramento sobre esse assunto.

 

 

 

 

Por Guilherme Faber

 

 

 

SICREDI 02