Saúde & Beleza

Lábios, mãos, corpo, pés e rosto: como manter hidratados no inverno?

Lábios, mãos, corpo, pés e rosto: como manter hidratados no inverno?

Os dias mais frios, além de reduzirem o suor, contribuem com a diminuição da oleosidade da pele e com o consequente ressecamento da derme.

 

Durante o inverno, além de não descuidar da ingestão de líquido, a dermatologista e tricologista Anna Cecília Andriolo, parceira da rede de farmácias Extrafarma, explica como manter a pele bonita na estação e quais os produtos mais indicados para a hidratação de cada parte do corpo.



Rosto

 

No período, para higiene do rosto, os sabonetes líquidos são mais apropriados do que as versões em barra, pois evitam o ressecamento da derme. Eles devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele do paciente (mais seca, oleosa ou mista). Na hora de hidratar a região facial, os cremes para peles oleosas e mistas devem ser oil free. “O uso de Vitamina C e cremes à base de ácido hialurônico são bem-vindos, pois além de hidratar, ajudam no combate ao envelhecimento cutâneo”, afirma Anna Cecília. Mesmo no inverno, recomenda-se a utilização de filtro solar, após a higienização matinal do rosto e aplicação do hidratante.

 

Lábios

 

Os lábios também precisam de hidratação e, para isso, existem várias opções de veículos, como cremes, pastas e pomadas, além das versões em bastão. Alguns produtos para a hidratação labial já agregam o fator de proteção solar, extremamente importante, uma vez que a região está sempre exposta a luz solar.

 

 

Corpo

 

Para cuidar da hidratação do corpo, a formulação do hidratante deve conter componentes oclusivos, umectantes e emolientes e, segundo Anna Cecília, o mais adequado é aplicar o produto logo após o banho, já que os poros estão dilatados e favorecem a absorção do creme. “O componente oclusivo retarda a evaporação e a perda de água, formando uma espécie de filme protetor na superfície da pele. Os compostos umectantes atraem a água da derme e a retém na camada externa da epiderme. A combinação desses dois ingredientes favorece a manutenção da hidratação e a função de barreira da pele. Os componentes emolientes são capazes de "preencher as fendas" existente entre as células, contribuindo para a eficácia clínica e elegância cosmética por promover uma textura suave e macia da superfície da pele”, explica a dermatologista.

 

Peles sensíveis devem evitar fragrâncias, óleos e produtos com propilenoglicol e lanolina, considerados agentes sensibilizantes. Outras recomendações são referentes aos produtos contendo pH próximo ao da pele normal, mais apropriados aos pacientes com pele seca e dermatite atópica, e aos sabonetes líquidos corporais, que também ajudam no processo de hidratação da pele do corpo.

 

Mãos

 

As mãos são extremamente prejudicadas neste período, uma vez que entram em contato com a água com muito mais frequência e são lavadas várias vezes ao dia. Para mantê-las hidratadas, recomenda-se a utilização de cremes enriquecidos com vitamina C, ácido hialurônico e fator de proteção solar sempre após a higienização.

 

Pés

 

Para cuidar da saúde da pele dos pés, que também fica bastante seca no período e pode apresentar rachaduras, é importante aplicar hidratantes que contêm em sua formulação ureia. O componente é eficaz na manutenção da hidratação natural da pele do local. A dermatologista recomenda aplicar o produto na região dos pés à noite, antes de dormir.

 

“Além da utilização dos produtos descritos, hábitos como aumentar a ingestão de água (cerca de 2 litros por dia), evitar banhos muito quentes e demorados e o uso exagerado de sabonetes em barra, que podem remover ainda mais o manto hidrolipídico que protege a derme, evitam o ressecamento excessivo da pele nos dias mais frios”, acrescenta Anna Cecília.

 

 

 

SICREDI 02