Saúde & Beleza

Confira quais os cuidados básicos para evitar doenças com a chegada do inverno

Confira quais os cuidados básicos para evitar doenças com a chegada do inverno

O Inverno só começa oficialmente na próxima quinta dia 21, mas o frio intenso dos últimos dias já vem sendo um terreno fértil para a propagação de vírus e bactérias que causam as doenças e infecções mais comuns nesta estação.

 

O uso indiscriminado de antibióticos pode tornar bactérias comuns mais resistentes. As super bactérias podem ser uma das causas das infecções de inverno.

 

Hoje com a venda destes medicamentos apenas com prescrição médica esta prática diminui significativamente.

 

Segundo o especialista em bacteriologia, além de cumprir a dosagem recomendada, a pessoa deve permanecer tomando o remédio pelo tempo estipulado: "quando você tem uma infecção e o médico prescreveu o antibiótico, a dose e o tempo de administração deste remédio, você deve observar isso com muito cuidado. Você não pode interromper com a melhora, você tem que tomar a dose e o tempo necessário que o médico recomendou porque isso evita o aparecimento de bactérias resistentes. Então a gente não deve tomar nunca um remédio por conta e sempre procurar um médico nesses casos suspeitos de alguma infecção", afirmou.

 

Entre as patologias mais incidentes na estação estão os resfriados, a gripe, a pneumonia e a meningite. Neste período do ano os diagnósticos positivos de infecções chegam a aumentar até 20%.

 

Cuidados como o arejar do ambiente e da lavagem de mãos também ajudam a evitar a propagação dessas doenças: "com a manutenção do ambiente fechado facilita a transmissão. E a gente também, o ideal é tomar alguns cuidados básicos como lavagem de mãos e assepsia com álcool 70 também, nós evitaríamos uma grande parte dessas doenças, e lavagem dos alimentos normais", afirma o bacteriologista.

 

Nas ruas muita gente já sabe bem o que deve fazer para evitar o contato. (Com Catve)

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02