Saúde & Beleza

Como manter os tratamentos estéticos em casa? Veja dicas e hábitos para seguir

Como manter os tratamentos estéticos em casa? Veja dicas e hábitos para seguir

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no mundo, muitas clínicas de estética entraram em quarentena, fechando as portas por tempo indeterminado e interrompendo muitos tratamentos estéticos . Manter os resultados pode ser um desafio com o isolamento social, mas a chave a manter hábitos saudáveis e seguir algumas dicas simples.

 

Tratamentos continuados

 

De acordo com o dermatologista Abdo Salomão Júnior, alguns tratamentos estéticos têm alternativas terapêuticas que podem ser feitas em casa. Um exemplo é o tratamento anti envelhecimento. "Se o tratamento com laser Vektra é interrompido, o ideal é usar em casa o ácido retinóico e o tranexâmico para poder manter o clareamento das manchas", cita o médico.


No caso de tratamentos para rugas e flacidez da pele, Abdo aponta que o paciente pode fazer o uso de substâncias renovadoras e hidratantes, como ácido retinóico, progenitrix e hyaxel.

 

A dermatologista Claudia Marçal ainda afirma que vitaminas também podem ser prescritas, como "cápsulas com Vitamina C, Exsynutriment, Glycoxil e In.Cell. No caso de manchas, é indicado também Bio-Arct, Polipodium Leucotomos e Picnogenol".

 

Bons hábitos contra celulite, flacidez, inchaço e mais


Mesmo quem não estava em um tratamento estético pode seguir alguns hábitos para evitar problemas na pele, inchaço, aparecimento de celulite e mais. Entenda como cada atitude simples do dia a dia pode impactar na sua beleza:

 

Reduza o estresse

Meditação, mindfulness e uma pausa no home office para respirar são indicados para escapar da tensão da quarentena. Cuidado com o estresse, pois ele é capaz de liberar hormônios que favorecem o acúmulo de gordura e celulite.

 

Dieta Saudável

 

 

Ficar em casa dá a oportunidade de comer mal, mas segundo o dermatologista Abdo Júnior, uma “dieta com menos calorias pode ajudar quando o paciente está acima do peso ou com gordura localizada. A alimentação possui um papel fundamental na manutenção e fortalecimento do organismo, responsável por fornecer nutrientes essenciais para funções orgânicas, inclusive as imunológicas”.

 

O mais indicado é fugir de doces, carboidratos e laticínios, que podem causar inflamações no corpo e a liberação de radicais livres danosos ao corpo.

 

Hidratação é essencial


Para evitar a retenção de líquidos, que agrava a situação de celulites e inchaço , o melhor é se hidratar. O dermatologista Jardis Volpe recomenda a ingestão de pelo menos “2 litros de água ao dia, mas a hidratação também pode ser feita pelo consumo de água de coco ou frutas ricas em água, como pera, uva e melancia, que também tem nutrientes importantes para a pele”.

 

Evite bebidas alcóolicas

Segundo o cirurgião plástico Paolo Rubez, o consumo de álcool faz com que o corpo procure fontes de água dentro dele para metabolizar a bebida, buscando nos tecidos a hidratação.

 

Aí que mora o problema quando a preocupação é cuidar da pele e da beleza. "A perda de água afeta diversos órgãos, incluindo a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação”, comenta o cirurgião.

 

O álcool também afeta negativamente os resultados de tratamentos estéticos, pois aumenta o inchaço e possíveis sangramentos, ou seja, ingerir álcool pode colocar todo o tratamento em risco.

 

Mantenha-se ativo

 

Apesar de estar em casa e com as academias fechadas, não esqueça dos exercícios, pois pode interferir na saúde da pele. A angiologista Aline Lamaita afirma que as atividades físicas podem “aumentar os antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging ”.

 

Além dos benefícios à saúde, exercícios evitam problemas como a trombose, frequente em pessoas sedentárias.

 

Durma bem


Ter uma boa noite de sono é parte importante na saúde da pele . Durante o sono, o corpo entra em estado de regeneração e construção, onde também produz colágeno.

 

O cirurgião plástico Mário Farinazzo afirma que o sono é restaurador para a pele e outros órgãos do corpo e, quando não dormimos direito, não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados. Apesar do trabalho em home office, o descanso é essencial. A recomendação para adultos é de dormir entre 7 a 9 horas. (Com Delas - iG)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02