Saúde & Beleza

Bálsamo: Cuide bem da sua pele com essa planta

Muitos vegetais são utilizados para tratar a pele, ajudando a manter um aspecto jovem e saudável de forma mais natural.

 

Uma solução que está fazendo muito sucesso é o bálsamo, planta com propriedades medicinais e ornamentais que possui efeito cicatrizante e promove o tratamento de diversos problemas, como alergias e feridas.

 

Nativa da África do Sul, Ásia e América Tropical, a planta pode ser facilmente encontrada em qualquer parte do Brasil. Além de fazer parte da formulação de muitos produtos estéticos, também pode ser usada in natura ou ter seu óleo extraído.

 

 

Benefícios do bálsamo para a pele

 

O bálsamo tem se tornado um grande aliado dos cuidados com a beleza, pois em suas folhas e caule são encontrados diversos componentes, como mucilagens, triterpenos, sesquiterpenos, alcaloides piperidínicos e taninos hidrolisáveis. Essas substâncias atuam no tratamento de doenças e ainda melhoram o aspecto da cútis.

 

A planta possui ação cicatrizante e emoliente, além de atuar em vários tipos de inflamações. E não apenas nas de pele! Ela também tem efeito digestivo, ajudando a tratar problemas gastrointestinais, do aparelho urinário e do sistema respiratório.

 

O óleo extraído do caule do bálsamo possui propriedades hidratantes, ajudando a nutrir e a reparar a pele. Proporciona a renovação celular e estimula a regeneração da cútis, podendo ser usado para tratar pele seca, eliminar manchas, suavizar linhas de expressão e diminuir a flacidez.

 

Em forma de óleo, também é eficaz para queimaduras, frieiras, alergias, assaduras, arranhões, calos, feridas, picadas de inseto, otite, eczema, psoríase, manchas roxas, herpes labial, dor de dente e até mesmo dor de cabeça.

 

Nos cuidados com a beleza, também serve como pós-barba, trata pontas ressecadas do cabelo, promove limpeza da pele e pode ser usado como removedor de maquiagem.

 

 

Saiba como usar o bálsamo

 

O bálsamo é usado principalmente em forma de óleo, que é extraído do seu tronco. Como uso tópico, pode ser aplicado diretamente sobre a pele inflamada ou região a ser tratada. Também traz bons resultados quando misturado a outros produtos, como ao óleo de oliva, para o tratamento de inflamações, e à argila, para uma máscara de tratamento de beleza.

 

Para os problemas de pele, também é indicado fazer compressas com o chá da planta. Basta preparar uma infusão com as folhas e aplicá-la depois de fria com gaze ou panos de algodão sobre a área afetada, em casos de inflamação da pele.

 

Outra maneira de utilizar o bálsamo é fazer um cataplasma, uma forma mais concentrada de aproveitar os benefícios da planta. Basta amassar algumas folhas até formar uma pasta e aplicar na região afetada, cobrindo com uma gaze ou um pano de algodão. Esse método é indicado para tratar frieiras e queimaduras.

 

Como algumas pessoas podem ter sensibilidade à composição do vegetal, é indicado sempre procurar a orientação de um profissional de saúde para que o uso seja feito de forma correta e segura.

 

SICREDI 02