Saúde & Beleza

Alongamento de cílios exige cuidados e pode afetar a saúde ocular

Alongamento de cílios exige cuidados e pode afetar a saúde ocular

Tendência de beleza, os cílios postiços são uma opção popular para muitas pessoas que desejam realçar o olhar, deixando uma aparência mais marcante e sofisticada, mas é preciso adotar certos cuidados na sua utilização.

 

Sempre que houver um objeto estranho próximo a região dos olhos, há um potencial risco de problemas e todo cuidado é pouco.

O principal risco associado ao uso de cílios postiços e á possibilidade de danificar seus cílios naturais. A aplicação e a remoção inadequada dos cílios podem puxar e danificar os cílios naturais, resultando em queda de cabelo e dano permanente. Além disso, a cola utilizada para fixar os cílios pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, ocasionando inchaço e irritação nos olhos.

Outro fator pode estar associado a possibilidade de infecção. Se os cílios postiços não forem higienizados adequadamente antes da aplicação, bactérias e germes podem se acumular, o que pode levar a infecções oculares, incluindo conjuntivite alérgica.

A Blefarite, inflamação não contagiosa que afeta as pálpebras, também é um problema recorrente para quem abusa do alongamento dos cílios sem os cuidados adequados. Segundo André Borba, oftalmologista e especialista em cirurgia reconstrutiva e estética das pálpebras, a doença pode se apresentar de forma infecciosa e alérgica, e os sintomas podem ser coceira, ardência, vermelhidão e edema, também podendo levar a irritação, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e incômodo a luz.

De acordo com a Sociedade Brasileia de Oftalmologia, duas em cada dez mulheres que utilizam grande quantidade de maquiagem e acessórios nos olhos apresentam problemas oculares.

 

Como proceder em caso de irritação nos olhos

Em situações de reações alérgicas na região dos olhos, tais como coceira, ardor e inchaço, em decorrência do uso dos cílios postiços o ideal é adotar procedimentos de higienização para aliviar os sintomas:

• Fazer compressas como soro fisiológico

• Lavar bem a região dos olhos com sabão neutro e água em abundância

• Consultar o oftalmologista assim que possível para verificar se não houve dano mais sério.

 

A utilização dos cílios postiços pode ser uma ótima opção de embelezamento, mas é necessário ficar atento aos possíveis riscos iminentes e adoção de medidas de precaução para minimizá-los. É recomendável escolher um profissional qualificado para realizar o procedimento, usar produtos de qualidade e não esquecer da limpeza diária. Em casos aparentes de reações alérgicas, o indicado é buscar ajuda de um médico especialista.

 

 

 

 

Com IG Delas

 

 

 

SICREDI 02