Saúde & Beleza

Alimentos que secam a barriga existem? Nutricionista esclarece verdades e mitos

Alimentos que secam a barriga existem? Nutricionista esclarece verdades e mitos

Em meio à busca dos brasileiros por emagrecimento, uma das principais preocupações é perder a barriga e encontrar alimentos específicos para isso. Mas esse tipo de "milagre" é possível? Afinal, existe mesmo algo que se possa comer e servir como atalho para o corpo dos sonhos?

Para a nutricionista Ana Luisa Nunes, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, a resposta é simples: não. A especialista explica como a perda de barriga ocorre:

— A gordura do abdômen é perdida da mesma forma que as das demais regiões do corpo: com uma alimentação hipocalórica (em que se consome menos energia do que se gasta) e aumentando o gasto calórico com atividade física. Ou seja, toda a alimentação precisa ser ajustada. Não existe um único alimento que reduza a gordura abdominal.

 

O que faz perder a barriga?

A nutricionista explica que a redução da barriga é uma consequência do processo de emagrecimento, uma vez que uma alimentação em que se ingere menos energia do que se gasta estimula a oxidação de gordura corporal. Após oxidada, essa gordura se transforma em energia, que gastamos e, assim, a perdemos. O emagrecimento acontece dessa forma em todo o corpo.

— Para "secar a barriga", tem que haver emagrecimento geral. Não é possível perder gordura apenas em uma região, com exceção dos procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração — explica Ana Luisa.

 

Qual a melhor maneira de perder a gordura da barriga?

Segundo a nutricionista, nem mesmo alimentos que aceleram o metabolismo, como os termogênicos, são uma garantia para "secar barriga". Ela alerta que histórias que prometem milagres são enganosas e explica o papel do nutricionista no trabalho de emagrecimento: 

—Se a ideia é que se coma menos energia do que se gasta, o nutricionista ajuda a calcular essa energia e convertê-la em alimentos. Inclusive, para que, nesse processo, nenhuma vitamina ou mineral fique em falta, prejudicando outros aspectos da saúde.

 

 

 

 

 

Por - O Globo

SICREDI 02