Saúde & Beleza

Água de arroz: benefícios para pele e cabelo

Água de arroz: benefícios para pele e cabelo

A busca por receitas caseiras como auxílio na beleza vem crescendo mais a cada dia. Rotinas de skincare orientais, máscaras e esfoliantes faciais feitos com produtos naturais são uns dos assuntos mais populares entre as famosas e blogueiras do mundo inteiro. Entre eles, está uma receita utilizada há séculos por mulheres chinesas, japonesas e do sul asiático: água de arroz fermentada.

 

O procedimento, que consiste em deixar o arroz de molho por pelo menos 24 horas, promete liberar componentes na água que ajudam a diminuir manchas na pele, espinhas e que deixam as madeixas mais longas e hidratadas. Por conter propriedades como aminoácidos, vitamina E e antioxidantes, a água de arroz ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. "Os aminoácidos são fatores de hidratação natural (NMF) importantes no estrato córneo, que é a camada mais superficial da pele" conta Simone Neri, dermatologista.

 

Muitas mulheres, principalmente as que estão em transição capilar, buscam por maneiras de como fazer o cabelo crescer de forma acelerada. O chamado "cronograma capilar" consiste em uma rotina semanal de nutrição, hidratação e reconstrução do cabelo. Mas em qual destes tópicos a água de arroz se encaixa? Por fortalecer o fio e diminuir o frizz, a água de arroz pode ser utilizada como auxílio nos dias de reconstrução capilar.

 

Por ajudar a desembaraçar os fios com mais facilidade, a água de arroz também pode ser utilizada como pré-poo.

 

Benefícios da água de arroz para pele e cabelo


Reduz espinhas
Diminui os poros
Reduz a oleosidade
Diminui manchas
Alivia a dermatite
Diminui a queda de cabelo
Acelera o crescimento capilar
Fortalece os fios
Diminui o frizz



Além desses benefícios, a água de arroz também pode ser nutritiva para as unhas. "As vitaminas do complexo B presentes na água de arroz são importantes também para os anexos (unhas e cabelos) e eles individualmente e em concentração adequada podem trazer benefícios. O conteúdo de água é um importante fator para o cabelo e a pele. Um tecido chamado cutícula, presente na superfície do fio do cabelo, tem um papel importante na retenção de água no cabelo, e os aminoácidos são ingredientes que hidratam a cutícula" afirma a dermatologista Simone Neri.

 

Aprenda a como fazer água de arroz


Você vai precisar:

Meio Copo de arroz cru

2 Copos de água em temperatura ambiente.


Lave bem o arroz com água corrente. Em seguida, o coloque em um recipiente com tampa e acrescente a água. Deixe o arroz tampado por pelo menos 24 horas, para que ocorra a fermentação, garantindo melhores resultados. Transfira a água para outro recipiente e descarte o arroz da maneira que preferir. Para amenizar o odor da fermentação, você pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial de lavanda.

 

Como usar água de arroz no cabelo

 

Após lavar os cabelos com shampoo, aplique a água de arroz por todo o couro cabeludo, massageando bem com as pontas do dedo. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e enxágue com água morna. Finalize normalmente.

 

Repita o método com um intervalo de pelo menos uma semana. Lembre-se que cada cabelo possui suas próprias características, então não se esqueça de hidratar os fios como de costume.

 

Como usar água de arroz na pele


Com a pele limpa, utilize um algodão para aplicar a água de arroz em todo o rosto, massageando gentilmente. Deixe secar naturalmente. Repita o procedimento duas vezes por semana. As propriedades da água vão garantir uma pele mais firme, menos oleosa, hidratada e livre de espinhas!

 

Dica extra: arroz com leite


A criadora de conteúdo Natália, também conhecida por seu canal no youtube "Flor do Oriente", compartilhou sua receita especial para um efeito ainda mais potente na pele:

2 colheres de farinha de arroz
2 colheres de leite.
Misture todos os ingredientes e aplique na pele limpa. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

 

A água de arroz precisa ser fervida?


Natália, que mora no Japão, utiliza a água de arroz com bastante frequência, e garante que seu efeito na pele é enriquecedor. "Eu utilizo o método mais prático e cru. Além de ser mais prático, eu costumo notar mais diferença na pele de imediato, ela fica brilhosa e super hidratada. Já cozido eu já acho que dura pouco".

 

Como usar água de arroz para aliviar sintomas da Dermatite (Eczema)

 

Além dos tratamentos indicados pelo médico, a água de arroz pode ser um auxílio caseiro para a redução da coceira causada pela dermatite. Um estudo realizado pela Universidade Vrije de Bruxelas, na Bélgica, observou os efeitos da água de arroz aplicada duas vezes ao dia em pacientes com dermatite atópica causada por "Lauriléter sulfato de sódio", um composto químico encontrado em diversos produtos de higiene. A aplicação da água proporcionou uma melhora de 20% na capacidade de cura da pele.

 

Após preparar a água de arroz como indicado, aplique a água na pele irritada com o auxílio de uma toalha duas vezes ao dia, por 15 minutos. Vale lembrar que esse método não substitui o tratamento recomendado pelo dermatologista.

 

Por quanto tempo a água de arroz pode ser conservada?

 

O recomendado é que a quantidade não utilizada da água seja mantida na geladeira por até uma semana. Tampe bem o recipiente, para que o cheiro da fermentação não se espalhe pela geladeira.

 

Contra-indicações

 

Não há contra-indicações para o uso da água de arroz. Entretanto, pessoas com o couro cabeludo naturalmente mais seco podem sentir uma piora no ressecamento. Por isso, não é recomendado o uso da água de arroz mais de uma vez por semana em qualquer tipo de cabelo.


Lembre-se que nenhum método caseiro substitui a ajuda de um profissional. Se você está sofrendo de queda excessiva de cabelo ou problemas incomuns na pele, consulte um dermatologista para um diagnóstico mais preciso. (Com Minha Vida)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02