Saúde & Beleza

8 hábitos comuns que podem estar deixando o seu cabelo oleoso

8 hábitos comuns que podem estar deixando o seu cabelo oleoso

A oleosidade dos cabelos é algo natural e pode ser muito importante para manter a saúde dos fios em dia, já que ajuda na hidratação, não deixa o fio rígido, mantém a elasticidade, deixa a haste capilar mais definida e ainda protege o couro cabeludo. Entretanto, alguns hábitos diários podem acabar desequilibrando esse processo e deixar o cabelo oleoso demais.

 

Como ninguém gosta de ter o cabelo oleoso ou ficar com aquela sensação de gordura acumulada na raiz, a especialista apontou os principais hábitos que podem causar oleosidade nos cabelos para te ajudar a entender melhor de onde vem esse excesso e rever atitudes para evitar esse problema. Confira:

 

Cabelo oleoso #1: dormir com o cabelo molhado


Cabelos molhados podem até ser refrescante no calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde dos fios. Domenica explica que, além de causar uma proliferação de bactérias no couro cabeludo que deixam a região oleosa, favorecendo o aparecimento da caspa e acelerando a queda capilar, também faz com que os fios fiquem frágeis e acabem quebrando em contato com o travesseiro.

 

"O ideal é secar os cabelos com calma antes de dormir, comprimindo-o suavemente com as mãos e, em seguida, retirando a umidade com uma toalha de algodão. Mas só tirar a umidade com toalha não é suficiente, é necessário lavar pelo menos três horas antes de dormir ou mais para dar tempo de secar o couro cabeludo também; ou então utilizar um secador”, diz.

 

Cabelo oleoso #2: lavar o cabelo com água muito quente


Apesar do chuveiro elétrico ser comum na maior parte das casas hoje em dia, a especialista afirma que este é um dos piores hábitos para quem quer se ver livre dos cabelos oleosos. "Além de deixar os fios frágeis e secos, a água quente resseca o couro cabelo e estimula as glândulas sebáceas a produzir mais oleosidade, causando o famoso efeito rebote. O recomendado então é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.”

 

Cabelo oleoso #3: usar secador e chapinha em excesso e sem proteção


A chapinha, o secador e o baby liss podem ser muito práticos para qualquer ocasião, mas quando utilizados em uma temperatura muito alta e sem protetor térmico, podem causar ressecamento extremo nos cabelos, o que leva o couro cabeludo a produzir mais oleosidade na tentativa de manter os fios bem hidratados.

 

A hairdresser do Lefil Beauty recomenda que, neste caso, não se utilize essas ferramentas em temperaturas muito quentes, diariamente ou com o cabelo molhado. "Antes de usar chapinha e secador também é ideal passar um bom protetor térmico para evitar a desidratação do fio", diz.

 

Cabelo oleoso #4: aplicar condicionador e máscara capilar no couro cabeludo


“O couro cabeludo já tende a ser mais oleoso, logo é importante aplicar condicionadores e máscaras capilares somente no comprimento e nas pontas dos cabelos", explica Domenica. Segundo ela, esses produtos, quando aplicados no couro cabeludo, podem obstruir a raiz dos fios e causar uma série de danos além do cabelo oleoso, como queda e caspa.

 

Cabelo oleoso #5: usar os produtos errados para o seu tipo de cabelo

 

Para conquistar um cabelo bonito, saudável e livre de oleosidade é fundamental que você use produtos indicados para o seu tipo de fio. “Cabelos oleosos não combinam com shampoos e condicionadores hidratantes ou versões que diminuem o volume, porque eles retêm a umidade e acabam deixando os cabelos ainda mais oleosos", diz a profissional. Nestes casos, ela recomenda optar por produtos com ativos que controlem a oleosidade.

 

Cabelo oleoso #6: utilizar shampoo em excesso

 

Na hora de lavar o cabelo é importante que você não use shampoo demais, pois ele pode acabar retirando mais oleosidade dos fios do que deveria, deixando-os ressecados e, consequentemente, causando efeito rebote no couro cabeludo.

 

“O ideal para quem tem cabelo oleoso é prestar atenção na hora de escolher o shampoo e optar por aqueles que não contenham sulfato, pois, geralmente, esse tipo de produto tem menos detergentes e, logo, não ressecam em excesso", recomenda Domenica.

 

Além disso, se o seu problema é o couro cabeludo ressecado, acaba sendo ainda mais importante usar produtos sem sulfato na composição para não agravar o caso.

 

Cabelo oleoso #7: esfoliar o couro cabeludo com agressividade



“Esfoliar o couro cabeludo a cada duas semanas é essencial para remover o acúmulo de produtos e células mortas que podem estar fazendo seu cabelo ficar mais oleoso do que o normal. Porém, é preciso tomar cuidado pois, se feita de forma agressiva ou excessivamente, a esfoliação pode acabar irritando a região e provocando o efeito rebote, o que gerará mais oleosidade e até mesmo descamação", completa a hairdresser do Lefil Beauty.

 

Cabelo oleoso #8: mexer muito no cabelo com as mãos


Apesar de ser inevitável mexer nos fios durante o dia, a profissional explica que as mãos, mesmo quando limpas, carregam uma grande quantidade de gordura e sujeira que são invisíveis ao olho nu. "Logo, quando você passa as mãos na cabeça, todas estas impurezas acabam sendo transferidas para os fios e, consequentemente, acabam deixando o cabelo oleoso ”, finaliza. (Com Delas - iG)

 

 

 

SICREDI 02