Saúde & Beleza

6 sinais de que o corpo está com falta de vitaminas

6 sinais de que o corpo está com falta de vitaminas

O corpo humano é uma máquina incrível e o organismo se encarrega de "avisar" quando sente falta de determinados nutrientes.

 

Os sintomas podem aparecer em diversas partes do corpo. Com o ritmo frenético da vida moderna, muitas vezes é necessário ingerir alimentos processados, ricas em açúcares e em gordura e pobres em nutrientes.



A falta de vitaminas também se pode dever a outros fatores, tais como: a prática de dietas restritivas, obesidade, tabagismo, gravidez ou amamentação.

 

Na maioria dos casos, a deficiência de vitaminas não provoca necessariamente doenças, mas deixa o organismo mais fragilizado e predisposto a desenvolver algumas patologias, e o corpo acaba ficando sem ‘combustível’ para se proteger contras vírus e bactérias. Por essa razão, a alimentação balanceada e, em alguns casos, a suplementação, são tão indicadas.

 

 

Esteja atento a estes seis sinais que podem indicar deficiência de vitaminas:

 

1. Rachaduras no canto da boca - Este sinal aponta para uma carência de vitaminas do complexo B, principalmente B2, B3 e B12, bem como a falta de ferro e de zinco. Neste caso, a solução é aumentar o consumo de produtos ricos nesses nutrientes, tais como: salmão, ovos, atum, lentilhas, amendoins ou tomate.

 

2. Queda de cabelo acentuada - O ideal é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B8 ou biotina, como: abacate, couve-flor, oleaginosas e banana.

 

3. Cãibras nas pernas - Aponta para uma deficiência de cálcio e potássio no organismo. Aposte no consumo de amêndoas, maçãs, vegetais, bananas e abacate.

 

4. Está sempre com gripe ou resfriados - A regra significa que o sistema imunológico está debilitado, ou seja, há uma insuficiência de vitamina C. Esta vitamina está presente em alimentos como a laranja, o kiwi, o caju, brócolis, morangos e pimentão.

 

5. Cegueira noturna - Provocada pela deficiência de vitamina A, a cegueira noturna faz com que os indivíduos que sofrem desta condição fiquem com a visão turva durante a noite. A cenoura é uma ótima fonte dessa vitamina.

 

6. Formigamento - A deficiência de vitaminas do complexo B, mais precisamente B6 e B12 causa a sensação generalizada de formigamento. Esses sintomas podem ser ampliados para depressão, fadiga, anemia, distúrbios hormonais e ansiedade.

 

 

 

SICREDI 02